O desempenho na bicicleta não é ganho apenas pedalando mais e mais forte. Existem muitos mecanismos pequenos que ajudarão você a pedalar mais rapidamente se você aplicá-los com precisão. Um deles é o processo respiratório.

Respirando corretamente, você atrasará consideravelmente a chegada de fadiga, prolongando assim o nível ótimo de desempenho ao longo do tempo. Caso contrário, você vai se arrastar voluntariamente, sem explorar seu verdadeiro potencial na bicicleta.

Como respirar bem na bicicleta?
Pode parecer incrível, mas a chave para tornar a respiração da bicicleta o mais eficiente possível é minimizar o custo de energia da expansão das costelas a cada inspiração. Uma postura adequada para que os 20 músculos que participam do processo sofram o mínimo possível e a coordenação entre ela; cada respiração e os movimentos dos pedais e do guidão são a chave para conseguir uma boa respiração na bicicleta.
O diafragma é o principal músculo inspirador, mas se a postura das costas não estiver correta, ele se tornará o único. Para receber a ajuda de outros músculos (peitorais, trapézios, espinhoso…) e para que a expansão de nossa caixa torácica seja adequada ao mountain bike, devemos exercitar esses grupos musculares o máximo possível.

Essa força muscular adquirida permite aprimorar consideravelmente a inspiração, liberando o diafragma do trabalho e, assim, permitindo que ele execute sua tarefa de maneira mais rápida e eficaz.
Quanto à postura, devemos fugir o mais longe possível do encolhimento abdominal. Apesar da posição aerodinâmica, ideal em determinadas situações, fecharemos o espaço entre o tórax e o quadril, forçaremos o diafragma e correremos o risco de sofrer uma lesão na região lombar.
Assim, deve-se tentar manter as costas em posição linear, acompanhar o movimento do guidão sempre que possível e fortalecer tanto quanto possível os músculos dorsal, lombar e abdominal. Manter o peito em expansão e ajudar o diafragma em sua tarefa de nos fazer respirar bem é simples assim.

A importância de respirar bem para a concentração
A concentração é um fator muito importante no ciclismo. E a respiração correta favorece muito a concentração. Um estudo recente confirmou que controlar nossa respiração favorece um determinado processo cerebral e nos ajuda a alcançá-lo.

O estudo, realizado por uma unidade do Trinity College, de Dublin, confirmou que aqueles – dentre os monitorados – que atingiram uma concentração mais alta para as tarefas que exigiam isso, mostravam padrões de respiração e atenção muito superiores dos demais.
Depois disso, eles concluíram que o fenômeno poderia ser devido ao fato de a respiração afetar diretamente os níveis de noradrenalina presentes em nosso corpo. É um elemento que, na dose ideal, ajuda na concentração e no desempenho. Por outro lado, se é excessivo – em situações de estresse – ou muito baixo – em situações de relaxamento ou preguiça – dificulta.

Este é o primeiro estudo a estabelecer uma conexão entre os níveis de concentração e noradrenalina.
Texto: Ignacio P.