A importância das rodas na bicicleta.

Muitas vezes você pensa em trocar sua bike de estrada, certo?

Mas, ao invés disso, já pensou em investir em rodas melhores? Muita gente não sabe, mas, as rodas fazem uma diferença absurda no desempenho e quando você investe nelas, muitas vezes parece que você trocou de bike.  Para você ter uma ideia, uma roda simples de alumínio pesa cerca de 2,5kg enquanto uma roda de carbono das mais leves pode pesar 1,2kg. É uma baita diferença. Fora isso, tem a questão do rolamento da roda que é muitíssimo importante para o ganho de velocidade e desenvolvimento da bike. Rodas com rolamento de cerâmica, por exemplo, ajudam a bike a embalar melhor.

Outro ponto importante é definir o perfil da sua roda.

Mas, o que é isso?

Perfil, é a medida em milímetros (mm) do aro da sua roda.

Rodas com perfil mais baixo, por exemplo: 32mm, 38mm são rodas mais usadas para quem gosta de escalar montanhas, porque você não precisa tanto da aerodinâmica, mas, precisa que a roda seja mais leve e rodas de carbono com perfil mais baixos, são mais leves.

Se você é o tipo de ciclista que gosta de planos, faz contrarrelógio, o melhor é escolher rodas com perfis mais altos, acima de 50mm. São bem mais aerodinâmicas, que é o que importa para quem quer ganhar velocidade no plano.

Existem inúmeros tipos de rodas no mercado, com diversos perfis, diversos materiais para os mais diversos objetivos. Você só precisa se interessar um pouco em saber as diferenças e pesquisar a que melhor se encaixa no seu perfil de ciclista.

Para te ajudar, vou fazer algumas perguntas que você também deve se fazer antes de escolher:

  1. Para que eu treino? (montanhas, rolling hiils, plano…)
  2. Quanto quero investir?
  3. Qual o objetivo com as rodas? (tirar peso, aerodinâmica…)

A partir daí já dá para começar sua pesquisa.

Bons treinos!

© LuluFive – foto: Guilherme Leporace

Gisele Gasparotto