Medidas básicas que devem ser observadas na escolha da bicicleta

Seat Tube = Tubo de selim do quadro da bicicleta. É o que define o tamanho da bicicleta.
Nas Mountain Bikes essa medida é apresentada em polegadas: 17″, 18″, 19″ etc
Nas Speed, Híbridas e Estradeiras a medida é em centímetros: 50, 52, 54 cm etc
Veja na tabela abaixo o tamanho de bicicleta adequado para sua altura.

Top Tube Horizontal = Tubo superior do quadro da bicicleta. Define o comprimento da bicicleta.
Essa medida também é usada para definir o tamanho da bicicleta para o ciclista, e deve ser tomada em linha reta, paralela ao chão. Vai desde o centro do tubo frontal até o centro do canote de selim da bicicleta.

Alguns fabricantes de bicicletas apresentam seus modelos com ligeira diferença no comprimento do top tube horizontal. Para ciclistas com o tronco mais longo, recomenda-se os modelos com top tube horizontal mais longo e para ciclistas com o tronco mais curto, um top tube mais curto. Por isso é fundamental que se experimente modelos e marcas diferentes antes da compra, pois bicicletas com mesmo tamanho nominal podem apresentar diferenças em suas geometrias. Na dúvida, consulte um profissional e faça um bike fit antes da compra pois para cada tipo físico e dependendo do uso que se pretende fazer da bicicleta existem medidas e ajustes diferentes.

  • Top Tube mais curto: ideal para plano, uso urbano e iniciantes; serve para manter o ciclista numa posição de condução mais em pé, o que facilita olhar o trânsito. O ciclista fica mais exposto ao vento, o que torna a bicicleta mais lenta. Ciclista em posição mais em pé tem maior dificuldade em realizar subidas. O pescoço é menos exigido. A lombar passa a ser o amortecedor do ciclista.
  • Top Tube mais longo: ideal para esportistas e profissionais: visa retirar o máximo do funcionamento muscular do corpo do ciclista. Facilita arrancadas, subidas e mudanças bruscas de direção, permitindo uma condução agressiva. Como o corpo do ciclista fica mais deitado, há menos arrasto aerodinâmico, facilitando a manutenção de altas velocidades.

É fundamental a escolha da bicicleta que corresponda ao tamanho do ciclista

TABELA BÁSICA – ALTURA DO CICLISTA X TAMANHO DA BICICLETA

Para mountain bike e speed, aro (rodagem) 26 e 27,5

Para mountain bike, aro (rodagem) 29

Qual a bicicleta ideal para o seu filho?

Existe uma tabela com uma média padrão para bicicletas infantis.
Abaixo, está uma tabela com a idade da criança e o aro indicado para cada faixa de etária

Como medir o cavalo em uma bicicleta de Speed/ Road?

Existem várias fórmulas e métodos para se determinar o tamanho do quadro de uma bicicleta de speed/road. Mas, a mais aceita na atualidade é a fórmula desenvolvida pelo engenheiro suíço Wilfried Hüggi, que consiste no tamanho do cavalo x 0,65 cm.

Como medir o tamanho de seu cavalo:

Descalço, com as pernas ligeiramente afastadas, vista sua bermuda de ciclista. Encoste-se em uma parede, faça uma marca com um lápis da altura do seu cavalo (como na ilustração abaixo) na parede e meça a altura (com uma fita métrica).

O valor encontrado será o tamanho aproximado do quadro ideal para o ciclista. Por exemplo: Um ciclista que tem o cavalo na altura de 83 cm, deverá se adaptar melhor ao quadro de tamanho 54, já que 83 x 0,65 = ~54.

Como medir o cavalo em uma bicicleta de Mountain Bike?

O tamanho do quadro em MTB geralmente em polegadas. Existe uma regra que foi publicada pela revista norte-americana Mountain Bike Action, em janeiro de 1992 que ensina o seguinte: Encontre a altura do seu cavalo, transforme em polegadas e então subtrai 14.

O resultado é o tamanho de quadro para mountain bike.

Por exemplo: 83cm ÷ 2,54 = 32,67 polegadas. Deste resultado subtraia 14. Então teremos 32,67 – 14 = 18,67 polegadas.

O quadro certo para o ciclista é um 18.5.

Avalie com cuidado. A ajuda de um profissional facilitará muito. Não compre uma bicicleta inadequada para seu tamanho.

Fonte: Escola de Bicicleta e Trek Bikes