Alguns cuidados são necessários depois de pegar chuva no pedal.

Confira abaixo o que fazer:

Chegando em casa, dê um trato na bike. A sujeira, principalmente a lama, ao secar, adere à pintura e às peças da bicicleta. Se você deixar para limpar mais tarde, vai ser bem mais difícil de remover, e pode danificar a bicicleta. Lave bem a bicicleta com água e retire todos os vestígios de sujeira que você encontrar.

Faça o mesmo com suas roupas de ciclismo. Quanto mais tempo manchas de barro ficarem no tecido, mais difícil vai ser para tirar. Deixe-as de molho por algumas horas com um detergente neutro, para que o resultado após a lavagem seja melhor. É recomendável que roupas de lycra mais delicadas não sejam lavadas na máquina, mas sim à mão. E tome cuidado com roupas impermeáveis; para que não percam este fator impermeável é necessário não utilizar produtos ou técnicas que possam danificá-los.

O capacete pode ser lavado com um pouco de sabão, e com as mãos. Não, ele não deve ir para a lavadora de louças. Os óculos podem ser imersos na água. E cuide bastante para tirar toda a lama sem arranhar as lentes. Esfregue-as só depois de ter tirado toda a lama com água abundante. Sapatilhas de ciclismo também devem ser lavados manualmente.

Ao limpar a bicicleta, dê atenção para a corrente e engrenagens. Porque é aqui, pela graxa ou lubrificante que carrega, que a sujeira mais gruda. Use um bom desengraxante e remova toda a graxa também. Depois de tudo seco, é só fazer a lubrificação.

Por último, tire um tempinho para peças frágeis e peças com conexões elétricas. Computador de bordo, ou motor e baterias, se você usar uma e-bike, bem como peças da engrenagem eletrônica. São peças sensíveis que, claro, não devem ser lavadas com água sob pressão. Use uma escovinha de dentes molhada com um pouco de sabão neutro. Depois, seque o melhor que puder com papel.