Proteção para os olhos é indispensável no ciclismo. Quem já levou um mosquitinho no olho pedalando em um fim de tarde de verão sabe muito bem disso. E não só de pequenos insetos e poeira que os óculos protegem nossos olhos; a luz, mesmo sendo a especialidade dos olhos, pode vir em quantidades, intensidades ou frequências maiores do que é seguro ou confortável para eles.

Para a maioria dos fatores, óculos de ciclismo comuns são suficientes. Mas há sempre um porém. Existem diferentes proteções oferecidas pelos óculos quanto se trata de filtrar a luz. E os óculos polarizados oferecem a mais completa delas.

O que são óculos polarizados e para que servem?

Óculos polarizados possuem um filtro polarizador, que impede a passagem de ondas de luz com propagação horizontal. Luz são ondas eletromagnéticas que se expandem e contraem continuamente enquanto viajam pelo espaço-tempo. A luz emitida pelo sol se expande, inicialmente, para todas as direções (veja a ilustração). Porém, é possível filtrar essa luz para que apenas ondas de uma certa direção passem. Isso se chama polarização da luz.

Ilustração: brasilescola.uol.com.br

Quando a luz atinge um filtro polarizador vertical, apenas ondas com direção de vibração vertical passam. Mas o que isso muda? Basicamente, a quantidade de ondas luminosas que atinge seu olho é reduzida. Porém, lentes polarizadas não reduzem toda ou qualquer luz. Primeiro, todos os raios ultravioleta são bloqueados, o que é ótimo para os seus olhos. Além disso, em um dia ensolarado, há luz demais, tanto vindo do sol como de seus reflexos no solo, e um filtro polarizador se encarrega de reduzir os excessos. Com a filtragem da luz de ondas horizontais, há uma grande redução na quantidade de reflexos da luz do sol. O excesso de luz refletido por um lago ou por uma estrada, por exemplo, é drasticamente reduzido, gerando ainda um excelente conforto visual.

Uma imagem contendo objeto, microscópio, atletismo, água

Descrição gerada automaticamente
Demonstração do efeito de um filtro polarizador (©EvantoElements).

Este maior conforto visual se traduz em uma visão mais nítida e fora de perigo, muito apreciada por ciclistas e outros esportistas em todo o mundo. Pescadores na beira de um corpo d’água em um dia ensolarado, por exemplo, são fãs de carteirinha dos óculos polarizados. Além disso, há redução da quantidade de luz branca, e com isso, as cores se tornam mais intensas.

Portanto, óculos polarizados proporcionam:

  • Redução da luz horizontal, maior parte vinda de reflexos, que podem irritar ou ofuscar a visão.
  • Cores mais naturais e vivas – o mundo literalmente fica mais bonito.
  • Maior nitidez e contraste.
  • Maior conforto visual.
Praia com coqueiros

Descrição gerada automaticamente
Comparação entre a visualização de um ambiente com muita luz a olho nu, e com óculos polarizados (©Pexels).

Existem também algumas pequenas desvantagens:

  • Alguns monitores e telas ficam muito difíceis ou impossíveis de ver com óculos polarizados.
  • Ao olhar através de alguns vidros, especialmente de carros e outros veículos, uma estranha mistura de cores se torna visível, como se houvesse um arco-íris baseado em roxo, azul, verde e rosa no vidro. E as vezes, olhando para um corpo de água através de um vidro normal, o mesmo efeito ocorre, mas apenas na água.
  • Nem todas as cores são visíveis.
  • Pode ficar difícil perceber algumas coisas, como uma poça rasa de água no caminho.

Como posso saber se um par de óculos possui ou não polarização?

Sendo que apenas luz que se propaga em uma direção específica continua passando, é bem simples perceber se óculos possuem esse filtro. Basta inclinar ele! Ao fazer isso, você vai notar que mais luz se tornará visível – especialmente luz branca e reflexos.

Outro método é olhando através de dois pares de óculos polarizados, um na vertical e outro na horizontal. O primeiro vai bloquear a luz horizontal. E o segundo, como está inclinado, vai bloquear a luz vertical. O resultado? Nenhuma luz vai passar pelos óculos, e a imagem ficará totalmente escura!

Então, vale a pena comprar óculos polarizados?

Para praticantes de ciclismo, a resposta é sim! É claro que cada um deve considerar o seu caso, mas é muito raro alguém testar óculos polarizados e não se tornar fã deles. Óculos polarizados oferecem excelente proteção contra luz prejudicial e aumentam o conforto visual.

Outro motivo para comprar óculos polarizados é que seu preço caiu muito nos últimos anos, graça a processos de fabricação, maior demanda por conta da popularização e maior concorrência dos fabricantes.

E ainda, na questão de óculos de sol ou para prática de esportes, aqui vai um aviso: tome cuidado com óculos de sol que são apenas escuros, mas não oferecem nenhuma filtragem da luz. Esse tipo de óculos acaba por causar dilatação das pupilas, já que o cérebro pensa que está mais escuro – mas não está, e no fim das contas, os olhos absorvem ainda mais radiação prejudicial, como os raios ultravioleta.

Portanto, considere investir um pouco na saúde dos seus olhos. Afinal, é um investimento para a vida toda.

© Specialized