E aí, os óculos de ciclismo são usados ​​do lado de fora ou dentro do capacete?

Para começar, não há estudo científico que confirme se é melhor usar as hastes dos óculos fora ou dentro das tiras de ajuste do capacete, então tudo começa com a experiência de milhares de ciclistas ao longo dos anos.

© Scott

Embora no ciclismo de montanha o capacete tenha sido utilizado desde o início da modalidade, no ciclismo de estrada a imposição do uso de capacetes em competições começou em 2003. Assim, podemos dizer que os primeiros a experimentar a combinação de óculos e capacete foram ciclistas de montanha.

© Scott

Mas isso é apenas uma curiosidade e, durante anos, tem sido muito comum encontrar um ciclista profissional com as hastes dos óculos fora do capacete. Por quê?

O principal motivo é a facilidade de removê-los e colocá-los rapidamente ao pedalar, pois é mais fácil colocar as têmporas fora das correias do que inserir as duas no interior. Mas essa não é a única razão.

© Brujulabike

Na maioria dos capacetes, as tiras de ajuste estão mais próximas do rosto, portanto é mais seguro colocar os óculos do lado de fora. No caso de um galho ficar preso nos copos, sem sair, eles podem ser facilmente destacados sem nos fazer cair.

© Brujulabike

E, finalmente, é a única maneira de fazer com que a marca dos óculos apareça e faça seu patrocínio. Mas isso fica apenas entre os pilotos profissionais.

E você, como usa seus óculos de ciclismo?

© Scott

Texto: Ignacio P.

Fonte da matéria