Como se proteger do sol nos pedais desse verão?

© EnvatoElements

O verão já chegou, e o sol escaldante com ele. Proteger bem a pele nessa estação deve ser uma preocupação de todos, pois os problemas e doenças da pele aparecem em maior proporção se ela não for protegida. Confira quatro dicas pra não ter problemas com o sol nos pedais desse verão.

ROUPA COM PROTEÇÃO: Não são todos os tecidos de roupas de ciclismo que isolam a pele dos raios solares. Se você já sentiu coceira na pele, especialmente nas costas depois de pedalar ao sol, é porque provavelmente sua pele queimou mesmo por baixo da blusa.

Roupas com proteção solar bloqueiam mais de 90% dos raios solares, sejam UVA e UVB.

CUIDE COM A CABEÇA: Capacetes são essenciais para proteger do ambiente externo, mas, como eles precisam ser ventiláveis, podem deixar partes da cabeça expostas ao sol. Essa situação afeta mais quem não tem os cabelos para proteger o topo da cabeça. Muita gente já se queimou feio no couro cabeludo, mesmo usando capacete. O ideal é passar protetor solar, mesmo depois colocando o capacete.

PROTETOR SOLAR NA PELE: não adianta, é preciso usar. Quem nunca ficou no sol sem passar protetor, achou que não ia se queimar e no outro dia amanheceu como um camarão? O sol queima, e muito. E queimaduras doem, ardem, podem descascar. E pior, se expor ao sol sem proteção é um risco dermatológico: causa envelhecimento precoce, manchas, câncer de pele…

© EnvatoElements

APLICAÇÃO: o processo de aplicação de protetor solar é simples nas áreas da pele mais expostas: rosto, braços e pernas, pelo menos. Aplique meia hora antes de sair para andar de bicicleta, para que sua pele o absorva. Do contrário, assim que começar a suar, o creme vai desaparecer e até causar problemas, porque pode entrar em contato com os olhos e irritá-los, por exemplo. E não esqueça das reaplicações: recomenda-se fazer isso de duas em duas horas.

Existem muitos cremes solares de ciclismo, que são muito semelhantes a outros usados ​​em outros contextos, mas que agregam propriedades específicas de proteção solar durante a prática de esportes, como não deixar camada oleosa na pele, não causar coceira nos olhos e ser à prova d’água, que em um ciclista será seu próprio suor. Além disso, estão disponíveis na forma de aerossol para facilitar a aplicação.

Nesse verão, cuide bem da sua pele, proteja-se do sol e curta seu pedal!

© EnvatoElements

Fonte