Dicas simples para pedalar com segurança

O blog Movimento Conviva traz dicas simples para pedalar com segurança. Confira:

© Skitterphoto/Pexels

Pedale sempre no sentido correto e à direita

Quando não há ciclovia ou ciclofaixa, use a mesma via dos automóveis. À direita, na pista onde a velocidade é menor, os ciclistas estão mais protegidos.

Sinalize as suas intenções

Se vai virar em uma rua, estenda a mão direita um pouco antes de fazer a curva; se permanecer na via, sinalize com a mão esquerda estendida. O mesmo vale para desviar de buracos e, caso precise reduzir radicalmente a velocidade, o sinal universal de “parar” irá comunicar quem está atrás de você para também seguir devagar.

Esteja equipado

Sua bicicleta precisa ter campainha, sinalização noturna e espelho retrovisor. Capacete e luvas também vão ajudar muito. Para quem pedala todos os dias, vale investir em uma boa capa de chuva, para-lamas e firma-pés para os dias escorregadios.

Cuide com as portas dos carros

Nem sempre as pessoas olham bem para fora antes de abrirem a porta do carro. Portanto, evite pedalar na área das portas quando há veículos estacionados na via. Prefira, nesses casos, usar a segunda pista.
Atente às sinalizações – ou à falta delas

Em ciclovias de mão dupla presentes em vias de mão única, você pode ser surpreendido por veículos motorizados. Em cruzamentos, observar as sinalizações é essencial. Caso não sinta segurança em cruzar junto aos automóveis, desça da bike e atravesse na faixa de pedestres. Os pontos de ônibus e táxi também podem te surpreender – e nem todos estão sinalizados devidamente. E cuidado com as garagens onde há entrada e saída de veículos. Reduza a velocidade para não ser surpreendido, principalmente em bairros residenciais.

Direção defensiva

Pedalar no trânsito exige toda a atenção possível, em tudo. Ao ser defensivo, você se protege de surpresas e pratica cada vez mais a sua visão panorâmica.