Pedalar muitas horas em cima da bike não é fácil, além de ser algo que não vem pronto; é preciso conquistar.

Quer fazer pedais longos e não sabe por onde começar? Aqui vão algumas dicas que poderão te ajudar na viagem e no percurso.

Comece devagar: e aumente progressivamente o volume de horas. Sim, é preciso treinar “a bunda” a ficar sentada em cima do selim. Comece aos poucos e vá aumentando a quantidade de horas progressivamente. O ideal é fazer longos pedais com intensidade baixa, assim você poderá ir mais longe por mais tempo.

Programe bem a volta Saiba o que vai encontrar no caminho. É preciso levar muita comida? Existem restaurantes ou bares no caminho? Isso irá ajudar na programação do que levar. Coma e hidrate-se.

Entenda sua bike Aprenda o mínimo de mecânica para se sentir autossuficiente. Leve ferramentas e câmara extra. Aqui o ditado “é melhor prevenir do que remediar” se aplica com força!

Escolha bem sua roupa: Use bermudas ou bretelles com forros bons. Lembre-se que um forro errado pode estragar todos os seus planos. Não experimente algo que não conhece em uma volta longa. Opte pelo conforto.

Use bermudas ou bretelles: com forros bons. Lembre-se que um forro errado pode estragar todos os seus planos. Não experimente algo que não conhece em uma volta longa. Opte pelo conforto.

Use chamois (pomada anti fricção) Nunca usou? Tá na hora de experimentar. O Chamois, além de proteger as “regiões baixas” contra assaduras, também protege a pele do contato prolongado com o suor. Se a volta for grande, lembre de levar pomada extra.

Protetor solar: Não é preciso entrar em detalhes, não é mesmo?

Por fim escolha rotas excitantes: Treinos longos podem ser cansativos. O que te motiva? Lindas paisagens, trechos técnicos, rotas desafiadoras, pedalar com os amigos? Siga o seu coração e escolha percursos divertidos. Assim, o treino longo vai passar sem que você se dê conta.

O mundo é enorme e a volta começa com uma pedalada! Boa sorte!