Crianças adoram bicicletas! E bicicletas infantis não servem apenas para divertir ou para ensinar os pequenos a se equilibrarem. Crianças que pedalam aprendem a se exercitar desde cedo. A bicicleta ajuda no desenvolvimento muscular e ósseo, e estimula os processos cerebrais das crianças. Isso vai beneficiar a sua capacidade de concentração e rendimento escolar. A curiosidade nata dos pequenos vai fazê-los conhecer muitas coisas e lugares com suas magrelinhas, aprimorando a memória delas. Elas vão desenvolver boas habilidades motoras, autoconfiança, e o contato com o meio externo e com o sol vai lhes fazer muito bem também.

Os pais devem aproveitar essa fase para incentivar os filhos a gostar cada vez mais da bicicleta. Esse bom hábito pode acompanhá-los pelo resto da vida. Invista nisso! Faça de um jeito que chame a atenção deles e tire um bom tempo para pedalar com eles.

Mas, é claro, para tudo correr bem, a criança precisa da bicicleta certa e de equipamentos de segurança. Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar os pais na hora de escolher qual bicicleta comprar para seu pimpolho.

© Merida / Divulgação

Material

Procure uma bicicleta que seja leve e firme ao mesmo tempo. As crianças ficam encantadas com bicicletas de personagens de desenhos, heróis e princesas. Mas aí cabe uma palavra de cautela. É muito comum esse tipo de bicicleta apresentar baixa qualidade e pouca segurança. Por isso, por mais que bicicletas assim sejam o sonho do seu filho(a), a segurança deles é, com certeza, bem mais importante.

Tamanho

Com bicicleta não tem esse negócio de comprar uma maior para a criança usar por bastante tempo. É, não dá mesmo! Ela pode se sentir insegura usando uma bicicleta maior que seu tamanho, e acabar se desinteressando pela atividade. O tamanho da bicicleta precisa variar de acordo com o tamanho da criança. E crianças crescem rápido. Assim, de vez em quando os pais devem conferir se a bicicleta já está pequena ou não. Para saber qual a bicicleta ideal, relacione o tamanho do aro com a altura e o peso do seu pequeno. Pode-se usar a tabela abaixo como uma base:

Já que a criança não vai usar a bicicleta por tanto tempo assim, é bom pesquisar bem antes de comprar uma bicicleta para encontrar o melhor custo/benefício.

Ajustes nos componentes

Mesmo sendo uma bicicleta infantil, é preciso conferir se ela tem os acessórios necessários para a segurança dos ciclistas mirins. Veja bem qual é a qualidade dos freios e faça a manutenção deles periodicamente. Tudo deve funcionar com maciez para acompanhar a força da criança. O guidão não deve ser muito baixo e o selim pode ser ajustado para que a criança consiga tocar o chão com os dois pés ao sentar na bicicleta (diferente dos adultos, isso é muito importante para as crianças). O cobre-correntes também é muito importante, ele vai evitar acidentes e alguns sustos. Evite bicicletas com marchas para crianças muito pequenas, elas ainda não necessárias nessa fase. Nem bicicletas com suspensão, que são muito pesadas para elas.

Bicicleta de equilíbrio

© Runna Bike

Para a criança que ainda não sabe pedalar, o ideal, para o aprendizado correto, é começar com a bicicleta de equilíbrio. Veja matérias relacionadas:

http://revistabicicleta.com.br/bicicleta.php?bicicleta_de_equilibrio__comecar_a_pedalar_que_sensacao_incrivel&id=2671

http://revistabicicleta.com.br/bicicleta.php?bicicleta_de_equilibrio__funciona_mesmo&id=4623233

Segurança

De vez em quando, tombos vão acontecer, e isso faz parte do processo de aprendizagem. Por isso, sempre equipe sua criança com capacete na medida apropriada. Converse com ela sobre os cuidados que se deve ter ao andar de bicicleta. É claro, com equilíbrio, para não estragar a diversão dos pequenos.

Rodinhas

Se a criança não usou a bicicleta de equilíbrio, as rodinhas vão ajudar bastante a ter confiança ao pedalar. O tempo que ela vai levar para aprender a se equilibrar em cima da bicicleta é muito relativo, varia de criança para criança. Nessa fase, leve a criança em um local mais quieto e seguro, e fique sempre por perto, para transmitir segurança a ela.

Depois de um tempo, quando ela já estiver bem familiarizada com a bicicleta, fazendo bem as curvas e entendendo bem como usar os freios, já é hora de tirar as rodinhas. Uma dica é retirar uma roda, e depois de um tempo a outra. Outra é apenas levantar as rodinhas por um tempo; a criança vai andar sem elas, mas sabendo que elas ainda estão ali.

Loja

Querendo algo mais em conta, muita gente vai atrás de qualquer loja para comprar a bicicleta. Mas, a má qualidade de um produto não compensa o preço baixo. Pesquise bastante sobre boas lojas, que vendem produtos de qualidade.