Começou a pedalar? Então leia essas dicas de ouro para você não ser “perder” no meio do processo.

1) Saber se equilibrar na bike não é a mesma coisa que saber pedalar, então, se você tiver insegurança ou dificuldades para entender como o seu corpo todo trabalha para estabilizar a bike, procure ajuda de profissionais, como nós na LuluFive 😊

2) Não pule etapas! Tenha paciência e respeite o seu processo de evolução. Não se compare com os outros. Às vezes, a gente mira em alguém que já pedala há mais de 3 anos e quer chegar no nível técnico e de performance que ela está, em 1 mês. Muitas coisas podem dar errado se você fizer isso. Desde levar um belo tombo (por falta de técnica), até provocar uma lesão por excesso de treino sem preparo.

3) Se estiver numa estrada, ante sempre mais próximo da faixa da direita do acostamento do que da faixa de rolagem, pois, o vácuo que os caminhos e ônibus provocam se passar muito próximo à você, pode te desestabilizar.

4) Se estiver pedalando na rua e não tiver ciclovia, sempre ande na pista da direita, mas, ocupando uma faixa. Nunca fique espremido junto à guia, pois, caso um carro te feche, você fica sem opção de escape.

5) Sinalize suas intenções usando o braço. Se quer ir pra direita, esquerda, faça o sinal com o braço para que os carros possam ver e te dar passagem.

6) Na estrada em que não tem acostamento, ante em fila única, sempre à direita da pista.

7) NUNCA use fones de ouvido para que você possa escutar os veículos que se aproximam, ou pedestres, ou até mesmo, outros ciclistas.

8) Sempre use roupas chamativas ou luz traseira e também dianteira para que os motoristas possam ver vocês de longe.

9) Sempre tenha um contato de emergência que saiba para onde você está indo. Existem vários aplicativos que rastreiam sua pedalada, como o Beacon no Strava e também a tecnologia Angi dos capacetes Specialized (app Ride).

10) Leve sempre seus documentos e dinheiro com você para uma emergência.

Bons treinos!

© LuluFive – Daniel Ferreira Fotografia