Final de semana ou férias chegando, você está planejando subir na bike e dar aquele “rolê” ou fazer um bom treino? Com a ajuda de especialistas, separamos alguns picos legais para te ajudar nessa atividade.

1) Petrópolis (RJ): Para começar, Henrique Avancini, campeão mundial de MTB, dá a dica para os fluminenses: “​Um lugar que tenho grande paixão e sempre gosto de retornar é minha cidade natal. Passo boa parte do meu ano lá, e pra mim é um lugar especial, onde aprendi a ser biker e a utilizar a bicicleta em várias ocasiões e situações diferentes. Sempre indico essa região porque acredito que tem as condições ideais no Brasil para você pedalar, independente de qual seja sua modalidade preferida. Lá, nós temos uma cultura de respeito e compartilhamento dos espaços para o uso da bicicleta, então é um lugar bem bacana para melhorar sua performance”.

2) ​Guararema (SP): Jefferson Ronnie Noce, da Ciclo Sorriso, indica a região para os paulistas: “Gosto muito de lá, pois é uma das regiões mais diversificadas. Ideal para quem está no nível iniciante, intermediário ou avançado, já que existem diferentes tipos de trilhas para ciclistas. A vegetação é nativa, sem muitas pedras soltas e com trechos arenosos. Em determinados pontos de regiões montanhosas, você consegue ter uma visão incrível. Outro detalhe positivo é a quantidade de sombras. Por ser bastante arborizado, o sol não bate direto na cabeça, assim o ciclista não sofre tanto”.

3) ​Fernando de Noronha (RN):​ André Piva, ciclista e jornalista indica a famosa região: “A bicicleta é um ótimo veículo para explorar a ilha, afinal, além de não poluir, é uma forma de locomoção fácil, já que Noronha é relativamente pequena e com algumas ladeiras. A opção é levar a própria bike ou até mesmo alugar uma por lá. A diária para alugar um buggy, por exemplo, custa muito mais do que alugar uma bike. Com isso, pedalar em Noronha é, sem dúvida, o meio mais eficiente para conferir os atrativos naturais e culturais deste paraíso.”

4) ​Ilha do Mel (PR): No sul do País, André Piva também indica essa conhecida ilha: “Famosa reserva ecológica, preserva um grande charme por não permitir nenhum veículo a motor. Com isso, além do trekking, a bicicleta torna-se a melhor maneira de passear, já que existem apenas trilhas. De bike é possível explorar todos os cantos da ilha com facilidade para conhecer os pontos turísticos de destaque. Ao norte a Fortaleza, no centro Nova Brasília e o Farol das Conchas e ao Sul Encantadas”.

Gostou das dicas, é apaixonado pelo ciclismo e busca sempre melhorar em seus treinos? Então, vale conhecer a campanha ​ Se Prepara, promovida pela Red Bull. Ela incentiva a prática esportiva e premiará um participante com uma viagem para acompanhar de perto a rotina de treino de Henrique Avancini em um grande campeonato de Mountain Bike. Para mais informações,​ clique aqui.