Por Ana Luísa Marçal, fisioterapeuta e diretora clínica do Instituto de Pilates, unidade de Guarulhos.

O ciclismo, em qualquer modalidade, exige e, ao mesmo tempo, trabalha, diversos músculos. Porém, para que seu desempenho aumente, não basta só treinar mais intensamente com a bicicleta. Nessa hora, você precisa fortalecer seus treinos com exercícios complementares para ciclismo. Nem só de pernas fortalecidas é que você precisa para praticar um ciclismo de estrada, outra categoria. O tórax, braços, mãos e outras áreas do corpo, também são usadas para a atividade.

Uma junção de atividades que fortalecem a musculatura com o pilates é super recomendado para os praticantes do ciclismo. Mesmo que você não seja muito fã de academia, saiba que a musculação para ciclistas é uma grande aliada. Primeiro, porque as atividades de força irão ajudar a melhorar a resistência do seu coração, do grupo muscular que sustenta as suas costas e o abdômen.

Aliás, a redução das lesões é um dos principais motivos para você investir em atividades cardiorrespiratória, como a corrida na esteira, fazer treinos personalizados focando nessa área.

E claro o pilates que é uma ótima saída para quem pensa em praticar o ciclismo. Os praticantes dessa atividade conseguem uma notável melhora em relação à força (máxima, explosiva, resistência), agilidade, flexibilidade e equilíbrio. Com isso, utilizar essa modalidade como uma forma de “treinamento personalizado” melhorará e muito, a postura e a condição física e mental do praticante. E ao melhorar o fortalecimento e equilíbrio muscular e a consciência corporal, você impactará menos suas articulações, tendões e ligamentos, promovendo maior estabilidade e controle dos movimentos.

© Adobestock

O Pilates consiste em um condicionamento físico com exercícios destinados a reforçar e tonificar os músculos, melhorar e corrigir a postura, aumentar a flexibilidade, o equilíbrio, além de aumentar a concentração e promover consciência respiratória. O equilíbrio entre mente-corpo traz ao praticante um maior rendimento com o mínimo desgaste físico e mental, condições essenciais para enfrentar corridas de longa distância.

Então para aqueles que pensam em dar um “up” nos treinos de ciclismo, incluir o pilates e atividades que exercitam a musculatura na rotina irá ajudar muito no desempenho final.

© Adobestock

ANA LUÍSA MARÇAL

Ana Luisa Marçal é fisioterapeuta (Crefito: 127346-F) e atua como Diretora Clínica da Unidade de Guarulhos, do Instituto Pilates. A profissional possui formação em pilates solo e aparelhos para patologias da coluna e estabilização segmentar vertebral; além de especialização em fisioterapia Neurofuncional pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Saiba mais em: www.institutopilates.com.br.