Uma das principais coisas que fazemos para melhorar o desempenho das nossas bicicletas de teste é ajustar a altura do guidão. Freqüentemente, a altura da barra pronta para uso não se presta ao manuseio ideal. Com isso em mente, aqui está um guia preparado pela equipe do BIKERADAR sobre como ajustar a altura do guidão.
Os ciclistas costumam experimentar a altura do selim , a pressão dos pneus , o ângulo do guidão e as configurações da suspensão , mas poucos conhecem os benefícios de ajustar a altura do guidão. A altura da barra também é conhecida como queda da sela (SELIM), que é a medida de quão longe o topo da sela fica acima (ou abaixo) das barras.
De um modo geral, uma altura mais baixa do guidão reduz o seu centro de gravidade. Ao colocar mais peso sobre a roda dianteira, você aumenta a tração.
Além disso, uma altura mais baixa do guidão fornece uma posição mais centralizada entre as duas rodas para melhorar o controle da bicicleta, especialmente durante a escalada. Essas características são ainda mais notáveis em off-road, especialmente com 29ers.
Existe um limite; ficar muito baixo pode dificultar o controle da bicicleta. Um guidão inferior também pode afetar negativamente o manuseio em terrenos íngremes.
Na estrada, os ciclistas de elite normalmente têm uma queda significativa, onde seus guidões ficam embaixo da sela. Isso geralmente é feito para fornecer uma posição mais aerodinâmica.
Os ciclistas recreativos geralmente são mais bem servidos por um guidão alinhado com a sela ou acima dela. Isso geralmente dá uma posição muito confortável.
Como ajustar a altura do guidão em sua bicicleta
Ferramentas:
- Uma ferramenta múltipla ou um conjunto de chaves Allen
- Recomenda-se uma chave de torque ou chave Torq predefinida, especialmente se estiver trabalhando com peças de carbono ou mais leves
- Algumas mesas, como as de Zipp, Ritchey e Syncros, usarão chaves Torx em vez de parafusos Allen e, portanto, uma chave Torx T20 ou T25 será necessária
- Possivelmente um martelo para algumas mesas tradicionais de rosca.
Como adicionar ou remover espaçadores da caixa de direção

A primeira e mais fácil maneira de ajustar a altura do guidão é movendo os espaçadores da caixa de direção.
Os espaçadores no tubo de direção do garfo e ajudam a pré-carregar os rolamentos da caixa de direção durante o ajuste.
Geralmente, a maioria das bicicletas possui espaçadores de 20 a 30 mm que podem ser movidos livremente acima ou abaixo da mesa.
Passo 1

Comece com as rodas da bicicleta firmemente no chão e depois afrouxe os parafusos de fixação na parte traseira da mesa.
Este é um bom momento para adicionar um pouco de graxa fresca ao parafuso da tampa superior, que pode ser facilmente preso no lugar.
Passo 2

Remova a tampa superior que fica no topo da mesa.
Etapa 3


É assim que a tampa e o parafuso são exibidos quando desfeitos. Essas peças enfileiram-se em um item chamado noz-estrela.
Em uma bicicleta de carbono, geralmente é usada uma cunha em expansão chamada batoque. Você não precisa remover nenhum deles.
Passo 4

Decida quanto você deseja abaixar ou elevar seu guidão e adicione ou remova os espaçadores de tamanho apropriado.
Etapa 5

Deslize a mesa de volta para o tubo de direção e substitua os espaçadores que você acabou de remover na posição acima da mesa.

Verifique se há um espaço de 3 a 5 mm entre o tubo da direção e a parte superior da mesa. Isso garantirá que haja espaço suficiente para a tampa superior da caixa prender e pré-carregar o rolamento.
Etapa 6

Agora recoloque a tampa superior e o parafuso e aperte até sentir alguma resistência. Este parafuso de tampa superior é usado para pré-carregar os rolamentos da caixa de direção.
Etapa 7

Em seguida, alinhe a mesa com a roda dianteira, para ficar em ângulo reto com a roda. Isso pode exigir um pouco de paciência – ajuda ficar montado sobre o tubo superior da bicicleta.
Etapa 8

Depois que a roda e a mesa estiverem alinhadas, aperte os parafusos de fixação da mesa uniformemente com o valor recomendado pelo fabricante usando uma chave de torque. Isso geralmente é de 5 a 8Nm.
Etapa 9

Verifique o ajuste da caixa de direção
Um truque fácil para acertar isso é segurar o freio dianteiro e colocar uma mão na caixa de direção, depois balançar as barras suavemente para frente e para trás. Sinta a direção balançando para frente e para trás dentro do tubo da cabeça da bicicleta.
Se você sentir isso, afrouxe os parafusos do grampo da mesa e aperte o parafuso da tampa superior mais um quarto de volta e aperte novamente os parafusos do grampo da mesa.
Repita até que todos os sinais de movimento do rolamento desapareçam e o guidão ainda gire suavemente. Se você apertou demais os parafusos, sentirá um ponto apertado ao girar o guidão.
Se o movimento parecer áspero, talvez seja hora de fazer a manutenção ou substituir os rolamentos da caixa de direção.
Como virar a mesa na minha bicicleta
Se os espaçadores não forem suficientes para alcançar o efeito desejado, você pode virar a mesa para fazer uma alteração adicional na altura do guidão.
A maioria das bicicletas de montanha será montada com a mesa em uma posição positiva, criando um ângulo para cima, mas você pode usá-la ao contrário.
Isso usa todas as etapas acima com a adição de desaparafusar o guidão da frente da mesa.
Passo 1

Com as rodas da bicicleta firmemente no chão, anote mentalmente o ângulo do guidão e o ângulo da alavanca do freio.
A combinação de um pedaço de fita adesiva no painel frontal e nas barras garantirá que você aponte o ângulo durante a montagem.
Solte os parafusos que prendem o guidão à frente da mesa. Remova a placa da haste e guarde-a em algum lugar seguro.
Passo 2

Deixe o guidão cair suavemente para o lado e agora siga o procedimento de troca de espaçadores, descrito nas etapas 1 a 4 acima.
Etapa 3

Enquanto a mesa estiver fora da bicicleta, vire-a e deslize-a novamente no tubo da direção.
Etapa 5

O espaçamento irregular pode dar problemas com os parafusos no futuro, preste atenção especial a esta etapa.
Reinstale o guidão, replicando a alavanca do freio anterior e o ângulo do guidão.
Aperte o painel com o torque recomendado pelo fabricante (geralmente entre 4 e 8Nm). Certifique-se de que todos os parafusos sejam apertados de maneira uniforme, um pouco de cada vez, e que haja uma folga uniforme de cima para baixo com a placa de face, uma vez que estejam apertados. Se a folga não for uniforme, o guidão está sendo comprimido.
(Embora geralmente seja o caso, nem todas as mesas sugerem ter uma folga uniforme na parte superior do painel frontal. Verifique o manual do usuário se tiver alguma dúvida.)
Siga as etapas 3 a 7 acima para montar a caixa de direção e apertar a mesa.
Como ajustar a altura de uma mesa tradicional de rosca

As mesas tradicionais de rosca eram a norma antes que as mesas modernas chegassem ao mercado. Eles ainda são comumente vistos em bicicletas de todos os estilos e modalidades.
As mesas tradicionais de rosca deslizam para dentro do tubo de direção do garfo e são presas com um batoque em expansão ou uma cunha deslizante que pressiona contra a parte interna do tubo.
Ajustar sua altura é um pouco diferente – mas sem dúvida muito mais fácil – do que uma mesa sem rosca.
Passo 1

Comece afrouxando o parafuso na parte superior da haste. A maioria usa um parafuso de cabeça sextavada, mas alguns usam um parafuso externo.
Passo 2

Uma vez desapertado, você poderá mover livremente a mesa.
Se a mesa não tiver sido ajustada há algum tempo, talvez seja necessário bater levemente no parafuso com um martelo para liberar a cunha ou o cone.
Se o parafuso estiver acima da mesa, bata diretamente nela. Se estiver nivelado com a parte superior da mesa, você pode usar sua chave sextavada para tocar suavemente no parafuso.
Etapa 3

O caule agora pode ser ajustado conforme desejar.
É uma boa prática lubrificar periodicamente o eixo de uma mesa de rosca, porque elas frequentemente se prendem se deixadas secas.
Passo 4

Depois de definir a altura da mesa e alinhá-la com a roda dianteira, você pode reapertar o parafuso de cunha conforme as especificações.
Pode levar algumas tentativas e erros, juntamente com paciência, para encontrar a altura perfeita, mas quando você a tiver, estará muito mais perto de perceber o verdadeiro potencial da bicicleta.
Por: BikeRadar Jack Luke
