Caixa de direção

0
171

A caixa de direção é um ponto de extrema importância, embora passe muitas vezes desapercebida.

As caixas de direção podem ser de vários tipos, porém, aqui vamos falar do modelo A-head set, ou seja, sem rosca no garfo, que são as mais comuns.

Com o uso, lavagens e até o transporte no rack do carro durante chuvas, os rolamentos podem ser afetados pela entrada de água nos retentores devido à pressão do jato de água.

Quando isso ocorre, os rolamentos oxidam e se pode sentir um incômodo ao esterçar a bicicleta.

Portanto, revisões periódicas são recomendadas.

© Ronaldo Huhm
  • Torquímetro
  • Martelo poliuretano
  • Seringa com graxa
  • Desengraxantes
  • Caneta magnética
  • Estilete
  • Escova para limpeza
  • Cuba para pequenas peças
  • Panos para limpeza

1. Desmontagem

© Ronaldo Huhm

1.1. Retire a roda e instale o espaçador de pastilhas, pois caso o freio seja acionado durante o processo, você terá que refazer a sangria.

© Ronaldo Huhm

1.2. Remova a tampa superior de pré-ajuste da caixa de direção.

1.3. Remova o suporte do guidão, mas tenha muito cuidado nessa hora para manusear o guidão e garfo, pois estarão soltos.

1.4. Com uma leve batida na parte superior do tubo do garfo você soltará a cunha que prende o conjunto.

© Ronaldo Huhm

1.5. Remova a tampa superior da caixa de direção.

© Ronaldo Huhm

1.6. Mais uma vez com uma pequena batida solte a cunha que sustenta o rolamento.

© Ronaldo Huhm

1.7. Prenda a suspensão ao quadro com uma abraçadeira, assim não há risco de queda e facilita o trabalho. Uma dica boa é utilizar uma correia de firma-pé para prender a suspensão no quadro.

2. Limpeza

2.1. Você pode utilizar um estilete para remover o retentor do rolamento, mas tenha cuidado para não cortar o retentor e não se machucar.

© Ronaldo Huhm

2.3. Aplique um desengraxante nos rolamentos para facilitar a remoção da sujeira. Esfregue com uma escova para remover a sujeira mais impregnada.

2.3. Limpe bem os encaixes dos rolamentos superior e inferior, bem como a base do tubo da suspensão.

3. Lubrificando

© Ronaldo Huhm

3.1. Após a limpeza, aplique uma quantidade de graxa na abertura que será coberta com o retentor. Com tudo limpo e lubrificado, recoloque os retentores com cuidado! Basta pressionar com os dedos e eles encaixam com facilidade.

3.2. Aplique um pouco de grana na base do rolamento e, em seguida, posicione o rolamento na base. Espalhe o excesso da graxa, pois isso auxilia na vedação contra a água (mas sem exagero)!

4. Montando

4.1. Posicione a suspensão. Instale a cunha mais a tampa da caixa. Em seguida, instale o suporte do guidão.

4.2. Instale a tampa de pré-ajuste. Ajuste somente até que a folga da caixa desapareça. Não aperte o parafuso, isso poderá travar a caixa.

4.3. Remova o espaçador do freio. Reinstale a roda. E como na imagem, faça um movimento com a bike de forma a forçar para frente e para trás, caso haja folga aperte o parafuso de pré-ajuste um pouco mais até que fique livre e sem folga.

5. Finalizando

© Ronaldo Huhm

5.1. Por último, mas não menos importante, faça o alinhamento do suporte do guidão: missão que requer atenção pois é um alinhamento visual. Com o suporte alinhado e a caixa sem folga, aperte o suporte do guidão respeitando o aperto recomendado pelo fabricante!