Começar a levar o ciclismo mais a sério pode pesar no bolso do ciclista. São muitos os equipamentos necessários e o preço médio de uma boa bicicleta pode assustar alguns. Mas o que é mesmo essencial quando se está começando? As sapatilhas, por exemplo, podem ser adquiridas em um segundo momento ou são peça fundamental para os ciclistas, mesmo que iniciantes?

As sapatilhas de ciclismo podem parecer um pouco extravagantes se você acabou de começar (o que há de errado com um par de tênis afinal?), mas neste post veremos qual a utilidade real delas e porque você deve usá-las ou não.

Estabilidade

Uma das principais razões pelas quais as pessoas se rendem às sapatilhas de ciclismo é poder usar pedais “sem encaixe”. Quando você compra um conjunto desses pedais, eles incluem presilhas que se “agarram” à sola das sapatilhas para que os pés permaneçam presos na posição correta para pedalar. Para soltar-se do pedal, basta girar o calcanhar para fora (lembre-se disso quando parar). Mas não se preocupe: depois de esquecer uma vez, você provavelmente se lembrará da experiência e não voltará a repetir o mesmo erro.

Existem dois tipos principais de fixação e eles são fáceis de identificar quando você olha para a parte inferior do sapato. Você verá três orifícios de parafusos dispostos em um triângulo para pedais orientados para a estrada ou dois orifícios próximos um ao outro – ou às vezes dois pares de dois – para pedais orientados à cidade. A idéia por trás disso é que ciclistas de estrada não andam tanto e podem conviver com um grampo grande embaixo da sapatilha se isso significa ter mais segurança ao pedalar.

ciclistas urbanos costumam descer com mais frequência da bicicleta e podem querer usar um pedal que seja mais cômodo na hora de apoiar os pés no chão. Por isso, as presilhas neste caso podem ser guardadas dentro da sapatilha.

Melhor suporte

Tênis são feitos para serem um pouco flexíveis. Se não fossem assim, você se machucaria se tentasse andar ou correr longas distâncias. No entanto, quando você está pedalando em uma bicicleta, você não quer que seu pé se mova. Por esse motivo, as sapatilhas de ciclismo oferecem solas muito mais rígidas.

Outra vez a mecânica difere de acordo com o uso: as sapatilhas para estrada são completamente sólidas, enquanto as urbanas podem oferecer um pouco de flexibilidade para que o ciclista caminhe com mais facilidade.

Projetados para o conforto

Embora existam muitos tipos diferentes de sapatilhas para todos os tipos de ciclismo, todas elas têm uma coisa em comum: elas foram projetadas para serem confortáveis ​​e favoráveis ​​ao seu próprio tipo de pilotagem. Para os calçados de estrada, pode haver ventilação extra, enquanto os sapatos de mountain bike podem ter solas mais aderentes para pedais chatos ou um piso off-road para caminhar na lama.

Mas vale a pena comprar uma?

Se você precisa ou não de sapatilhas de ciclismo, depende realmente do seu uso. Se você estiver percorrendo apenas alguns quilômetros pela cidade, talvez seja mais conveniente manter seus sapatos normais. No entanto, se você estiver indo além, em breve começará a sentir os benefícios de sapatos e pedais de ciclismo adequados.