O ser humano foi feito para ser ativo. Nosso organismo e nossa mente precisam de exercícios físicos regulares para se manterem saudáveis e funcionando bem. Já comparou duas pessoas de meia idade, sendo uma ativa e a outra não? Se já, percebeu que a diferença é gritante. Ou seja, os benefícios de uma vida ativa acompanham o ser humano por toda a sua vida.

Acha complicado fazer isso? Ou pior, você já se tornou uma pessoa sedentária? Isso não é bom. Mas nunca é tarde para mudar. Aproveite que estamos prestes a começar um novo ano e coloque em sua lista de alvos para 2020: sair do sedentarismo. Acredite, pode ser um pouco difícil, mas depois que você começar, vai amar.

©Pixabay

1. Escolha fazer algo que goste

Se você não gosta de correr, não comece fazendo corrida. Se você tem problemas para acordar cedo, não marque de caminhar as 6 da manhã. Não tente se ajustar à alguma modalidade ou rotina só porque dá certo com outras pessoas, ou porque é a moda do mês no Instagram. Faça de acordo com você. Assim, vai começar bem melhor e pegar o gosto pela coisa com mais facilidade.

2.Programação

Mesmo que, de início, seja legal ser mais flexível, é importante ir se acostumando com uma programação. Depois que você escolheu e gostou de determinado exercício, e encontrou a melhor hora do dia para praticá-lo, tente se apegar a esse horário.

3. Equilíbrio

Se a sua vida é muito corrida, e você não consegue fazer exercícios regularmente (isso pode acontecer, é normal), movimente-se em atividades do dia-a-dia. Não ser sedentário não é se tornar um atleta profissional de triátlon. A Organização Mundial da Saúde recomenda 150 minutos de atividade aeróbica, dividida em 5 dias da semana. Ou seja, 30 minutos por dia. Apenas 30 minutinhos. Se em um determinado dia você não conseguir sair para se exercitar, não se sinta um fracasso: caminhe ou pedale até o trabalho, ou suba escadas em vez de usar o elevador.

4. Treine com mais pessoas

Essa dica varia muito de pessoa para pessoa. Tem gente que prefere usar esse tempo apenas para si mesmo. Já outros preferem estar com alguém. Se você é desses, tenha em mente que começar sozinho pode te fazer desistir rapidamente. Para não correr esse risco, combine de se exercitar com seu amigo(a).

5. Devagar se vai longe

Você leu ali em cima que basta meia hora de exercício por dia para sair do sedentarismo. Ou seja, não precisa caminhar por horas. Apenas por 30 minutos. Não é muito. Se você colocar seus fones de ouvido, vai parecer menos tempo ainda. Começar com treinos muito puxados ou longos pode ter o efeito contrário. Pense bem: você já não é muito fã de exercícios, e aí começa com tudo! Você vai cansar demais, e pegar pesado pode até machucar seu corpo. Comece de leve, uma caminhadinha aqui, um pedal ali. Com o tempo, você vai desenvolver vontade e resistência física para esticar a atividade.

Olhando assim, não parece tão difícil, não é? A questão é começar, tirar por capricho. Se exercitar é uma forma de mostrar amor próprio, de respeitar seu organismo e as regras dele. Depois que você se acostumar, vai perceber que é tão bom que não vai mais conseguir ficar sem. Mas, a questão é começar.

©Pixabay