1. Leve o tempo que precisar

Antes de iniciar o processo de busca de sua nova bicicleta, verifique se você tem tempo suficiente para tomar a decisão certa. Se fizer algo muito rápido, você pode acabar com a bicicleta errada e se arrepender instantaneamente.

© Pedale Bikes – Foto: Jean Nicolardot

2. Determine quanto vai gastar

Sem dúvida, a escolha da sua nova bicicleta terá que ser regida pelo seu orçamento. Seja honesto consigo mesmo com relação ao valor que está disposto a pagar pela sua nova bicicleta, levando em consideração o que está procurando. Seja realista. Bicicletas podem não ser tão baratas quanto você pense.

3. Que tipo de bicicleta você vai usar?

Juntamente com o orçamento, um dos fatores mais importantes a considerar antes de iniciar a busca por sua bicicleta é para que você a usará. Existem várias categorias de bicicletas: estrada, montanha, ciclocross, híbrido, híbrido urbano, fat bikes, e outras. Você está procurando uma bicicleta para fazer tudo? Ou você apenas prefere se concentrar em uma modalidade, por exemplo, na montanha? Se você escolheu uma bicicleta de montanha, a primeira coisa é escolher entre uma bicicleta de montanha de alumínio ou fibra de carbono.

Faça sua pesquisa antes de tomar uma decisão final.

© Pedale Bikes – Foto: Jean Nicolardot

4. Ser informado

As revistas e sites sobre ciclismo e MTB facilitam a descoberta de diferentes tipos de bicicletas, os tipos de componentes disponíveis e o que cada parte de uma bicicleta faz. Aproveite o tempo para ler sobre várias partes da bicicleta, para que você saiba, por exemplo, a diferença entre Shimano, Campagnolo e SRAM; e se informe sobre qualquer outra coisa que você esteja curioso. 

5. Peça conselhos

Certamente você tem aquele amigo, ou amiga, que está bem informado sobre ciclismo e mountain bike, ou que simplesmente passou por todo o processo de compra de sua bicicleta; peça alguns conselhos. Não tenha medo de fazer perguntas básicas, ele provavelmente estará mais do que disposto a compartilhar seu conhecimento com você.

6. Pergunte também aos especialistas …

É sempre bom ter uma segunda opinião, e sua loja de bicicletas local pode oferecer conselhos sobre que tipo de bicicleta comprar e os modelos oferecidos. A maioria das lojas de bicicletas carrega apenas uma gama limitada de marcas, o que não significa que não haja mais por aí, em outra loja ou na internet. Vale a pena dar uma olhada.

7. Não pague pelos recursos de que não precisa

Pensando em suas necessidades, verifique se você é influenciado por algo novo. Você realmente precisa de uma bicicleta de estrada com freio a disco? Você realmente precisa de um grupo eletrônico? Pense bem na sua nova configuração de bicicleta. Sua loja de bicicletas local pode ajudar.

© renatoestrella.com.br

8. Considere onde comprar

A internet é uma ótima fonte para comprar livros, músicas, consoles de jogos e tudo relacionado, mas não é exatamente isso que você está procurando. Uma bicicleta nova é uma compra muito pessoal e não há como determinar qual o tamanho é o melhor para você. A coisa certa é que você monte a sua bicicleta em uma loja especializada, e que um profissional avalie sua postura em cima da nova bicicleta. Muitas lojas oferecem serviços biomecânicos de bicicleta para ciclistas. É provável que você encontre uma bicicleta mais barata na internet, mas se você é iniciante, poderá encontrar algumas lojas de bicicleta em sua localidade e, certamente, algumas marca vai atender as suas necessidades.

9. Faça uma lista de até cinco bicicletas

Faça uma lista das bicicletas que você gosta, sua aparência, características, mas tente limitar sua lista a um máximo de cinco modelos. Se você tiver uma lista mais longa, tente reduzi-la gradualmente para cinco. Ao começar a comparar as especificações, você verá que muitas delas compartilham componentes – as bicicletas de preço semelhante dos principais fabricantes geralmente vêm com uma especificação quase idêntica dos componentes.

10. Experimente a bicicleta

Se possível, você deve experimentar as bicicletas na sua lista de favoritos e ver qual delas você mais gosta. De fato, pode ser muito difícil escolher entre elas tão rápido. Bicicletas com um preço semelhante e os mesmos componentes terão características de pilotagem muito semelhantes. No final, a maior diferença estará em fatores superficiais, como a estética.

© Depositphotos

11. Finalmente, chegou a hora de tomar uma decisão

Você sabe quanto quer gastar. Você já viu várias bicicletas online e em lojas locais. Você preparou sua lista de bicicletas com os recursos necessários e os que mais gosta, adaptados ao seu orçamento. Agora, vai ficar mais fácil saber exatamente qual bicicleta comprar e onde comprá-la. Vá em frente. E depois desfrute de muitos pedais com sua aquisição!

Texto: Manuel

Fonte e fotos