Viajar acampando no Salar do Uyuni faz parte do sonho de viagem de muitos cicloturistas e aventureiros.

De fato, fazer a travessia do maior salar do mundo, no inverno de 2015, foi um dos pontos altos de nossa viagem pelo Altiplano e Atacama.

Este vídeo da série “Entre Salares e Desertos, Montanhas e Vulcões” está cheio de dicas sobre a travessia do salar e sobre acampamento selvagem. Nele também mostramos uma festa popular que participamos em Llica, uma pequena cidade boliviana.

Sobre viajar acampando no Salar do Uyuni:

Depois de dois dias descansando, saímos de Llica carregados com víveres e água, pois a Isla Incahuasi, que fica no meio do Salar de Uyuni, poderia não ter muito a oferecer.

Com vento moderado e relevo totalmente plano, sabíamos que três dias seriam mais que suficientes para atravessar o Uyuni. Não era uma questão de conseguir atravessar em determinado tempo (há quem atravesse o salar em um dia, pois são cerca de 120 km), ao contrário, nosso interesse era ficar o maior tempo possível nesse local único.

O Salar do Uyuni é imaculado, é gigante! Não temos palavras para descrever tanta beleza e a satisfação de realizar esse sonho antigo. Nas vastidões onde acampamos, não havia cercas ou muros de propriedades, nos sentíamos livres para pedalar em qualquer direção naquelas planuras brancas e percebemos que a natureza não tem um único dono.

Todo aquele que toma o tempo de apreciá-la se torna o proprietário dos fugazes momentos de extrema beleza que ela nos oferece com tanta generosidade.


CLIQUE e SAIBA MAIS sobre O LIVRO DIGITAL “ENTRE SALARES e DESERTOS, MONTANHAS e VULCÕES | do ALTIPLANO ANDINO ao ATACAMA em BICICLETA”