Coletivos que promovem a mobilidade urbana para uma Belo Horizonte mais sustentável se unem para realizar atividades durante a Semana da Mobilidade, que acontece em setembro, por conta da celebração do Dia Mundial sem Carro, dia 22 de setembro

A primeira iniciativa do Dia Mundial sem Carro aconteceu na França, em 1997, no dia 22 de setembro, mantendo a tradição da data até os dias atuais. Hoje em dia na União Europeia, por exemplo, já há uma semana Europeia de Mobilidade, que abrange mais de 2700 cidades. Em Belo Horizonte o movimento do Dia Mundial Sem Carro se iniciou em 2005, com coletivos, organizações privadas e a Prefeitura de Belo Horizonte promovendo atividades neste dia e, em outros anos, também ao longo de todo o mês de setembro, denominado Mês da Mobilidade. 

A Dia Mundial sem Carro, celebrado no mundo todo em 22 de setembro, é um momento que junta iniciativas, programas e políticas que promovem o uso dos modos ativos e do transporte coletivo, lançando luz a dois termos importantes na garantia do Direito à Cidade: 

© EnvatoElements
  1. mobilidade urbana, que é o que permite ligar as diferentes atividades do cotidiano – trabalho, lazer, saúde, cultura, redes sócio-afetivas, etc – e depende tanto das infraestruturas e modos de transporte e do acesso a estes em termos físicos e financeiros, se atentando às questões de raça e de gênero
  2. acessibilidade, que se refere tanto ao acesso aos modos de transporte disponíveis para se deslocar, principalmente para as pessoas com deficiência, quanto, de forma mais geral, ao acesso aos lugares da cidade, ao direito de viver a cidade. 

A mobilidade e acessibilidade, quando asseguradas, tornam a cidade mais justa, inclusiva e equânime, contribuindo para a garantia de outros direitos: à educação, à saúde, à moradia digna, ao trabalho, ao lazer. Ou seja, o Dia Mundial sem Carro é uma ótima oportunidade para experimentarmos o diálogo sobre a nossa cidade, a partir das diversas formas de nos deslocarmos na cidade, além de pensarmos atividades educativas em prol da mobilidade urbana para uma cidade sustentável.  

Nas palavras de Ana Coan, doutoranda em filosofia, co-fundadora do coletivo BH FIXED, “o Dia  Mundial sem Carro é uma ótima oportunidade para chamar a atenção da população e do poder público para o modo como estamos construindo nossa cidade e pensar juntos se queremos que ela seja construída para pessoas ou para automóveis. Lembrando que a mobilidade ativa traz benefícios individuais e também coletivos, uma vez que, reduzindo o número de carros e por consequência reduzindo poluentes, estamos também fazendo o bem pelo planeta. 

Em 2022, acontecerão pelo menos duas atividades em celebração ao Dia Mundial sem Carro:

  1. Pedalada do Dia Mundial sem Carro
    1. Quando: 22/9, quinta-feira
    1. Ponto de Encontro: Praça da Estação
    1. Saída: 19h45
    1. Destino Final: Kasa Invisível (av. Bias Fortes, 1034)
  2. Lançamento dos dados da Contagem de Ciclistas de 2022
    1. Quando: 22/9
    1. Onde: Kasa Invisível (av. Bias Fortes, 1034)
      1. A Kasa Invisível conta com bar vegano.
    1. Horário: 21h
    1. Previsão de término: 22h15
    1. Custo: gratuito

A pedalada

Saindo da Praça da Estação às 19h45, ciclistas de vários coletivos da cidade (Giro Rua, BH Fixed, Pscicloativos, Bike Anjo, BH em Ciclo, Terça das Manas, entre outros) farão uma pedalada celebrativa rumo à Kasa Invisível, onde acontecerá o lançamento dos dados da Contagem de Ciclistas feitas pela BH em Ciclo e Nossa BH. Basta convocar todo mundo que você conhece para fazer uma pedalada (ou bicicletada). 

Contato: Ana Coan | +5548996657252

O laçamento dos dados da contagem de ciclistas de 2022

Pela quinta vez, desde 2016, a BH em Ciclo – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte – em parceria com outras organizações, como o Movimento Nossa BH, neste de 2022, realizou a Contagem de Ciclistas, um instrumento importante no planejamento das políticas públicas para o fomento do uso da bicicleta como modo de transporte. Com ela, é possível gerar dados para cobrar ações que atendam mais adequadamente as demandas de quem usa a bicicleta como meio de transporte. No dia 22, será o lançamento dos dados inéditos da Contagem. A BHTRANS foi convidada para o evento.

Contato: Carlos Edward Campos | +5531987813908