Ciclismo amador

No próximo ano, os cicloturistas vão poder disputar a maior competição de ciclismo amador de Portugal. O troféu Superprestígio Bikeservice é composto por 6 provas, disputa-se entre Março e Setembro, e vestirá de amarelo os melhores atletas e equipas em cada distância a concurso.

© Bikeservice

A iniciativa é do antigo vencedor da Volta a Portugal (1981), Manuel Zeferino, que conquistou a ‘grandíssima’ por 4 outras vezes como director desportivo. “Este é um evento através do qual queremos premiar o esforço e o mérito dos atletas e equipas que, não sendo profissionais, entregam-se de corpo e alma ao ciclismo, numa dedicação permanente que merece ser reconhecida e acarinhada por todos os amantes da modalidade”, comenta o organizador.

© Bikeservice

A par do desempenho individual de cada atleta, será a regularidade a ditar quem serão os donos das 6 camisolas amarelas deste troféu. O Superprestígio Bikeservice é composto pelos granfondos EuroBEC (Badajoz, Elvas e Campo Maior), Viana do Castelo, Douro, Gerês, Bragança e, por último, Monção e Melgaço, onde, a 15 de Setembro, serão apurados os vencedores. Estas provas estão já inscritas no calendário de ciclismo para todos da Federação Portuguesa de Ciclismo e, anualmente, reúnem milhares de praticantes em cada edição.

© Bikeservice

Vencerão o troféu os atletas (masculinos e femininos) que, na classificação geral, somarem maior número de pontos na distância em que se inscreverem: minifondo, mediofondo e granfondo. Os pontos serão atribuídos até ao 50.º classificado, ao passo que as equipas apenas pontuam quando terminarem nos 10 primeiros lugares.

© Bikeservice

No final de cada prova, serão entregues as camisolas amarelas aos líderes absolutos por cada distância, cujo uso é obrigatório na prova seguinte. E à semelhança do que sucede nas competições profissionais, a equipa melhor classificada partirá com um dorsal distinto, símbolo dessa liderança.
Outras informações, assim como o regulamento deste troféu, podem ser obtidos em www.bikeservice.pt

Créditos fotos: © Bikeservice

© Bikeservice