Primeira etapa será em 14 de abril, na capital baiana, com largada na Praia de Placaford, em Piatã

Circuito será disputado no formato tradicional de um dia, com três distâncias em cada modalidade: Short, Middle e Long

Marca global chega ao país trazendo inovação de formatos com revezamento e Mix&Match

O Brasil foi escolhido para abrir o calendário do TRITON World Series, um circuito global inovador de triathlon, que terá outras provas em 2024, incluindo a Europa. A temporada terá início em 14 de abril com o TRITON 1 Salvador, na capital baiana, que receberá triatletas de todas as regiões do país e do mundo. A prova é a primeira que contará como classificatória para a final mundial, a ser realizada em 2025.

Com o intuito de transformar o mercado do triathlon e tornar o esporte ainda mais acessível, o circuito global TRITON chega, pela primeira vez, ao Brasil e à América Latina com um novo modelo de prova, preservando o espírito competitivo e, ao mesmo tempo, oferecendo opções em diferentes níveis. São três formatos: TRITON 1 – competição regular de um dia, TRITON 3 – competição de três dias que separa natação, ciclismo e corrida em dias consecutivos, e Gym Series – que levará o triathlon para dentro das academias.

Para Marcos Rizzardi, Head da marca TRITON, o circuito se destaca por sua abordagem inclusiva, atendendo a participantes de todos os níveis. “O TRITON visa promover o esporte de maneira acessível. Não é necessário ser o melhor nadador do mundo, ter a melhor bicicleta ou os melhores tênis. É um circuito abrangente, que oferece um formato diferente e a opção do Mix&Match“, destaca. “Estamos entusiasmados com a realização da primeira etapa na América do Sul, com Salvador sendo uma das etapas que classifica para a grande final. Isso amplia as oportunidades. Existe uma carência desse tipo de competição com uma perspectiva global e escolher o coração da Bahia para iniciar a temporada transcende isso, tornando o esporte mais acessível e aberto a atletas de todos os níveis”, ressalta e completa: “No Brasil, tradicionalmente conhecido como o país do futebol, é crucial que as plataformas esportivas se voltem para serem mais inclusivas com outras modalidades e, assim, descobrir novos talentos em diversas áreas. Temos uma cultura na qual geralmente reconhecemos outros esportes apenas durante os Jogos Olímpicos.”

Com largada na Praia de Placaford, em Piatã, o TRITON 1 SALVADOR será realizado no formato tradicional de um dia, com três distâncias em cada modalidade: Short, Middle e Long. O atleta poderá optar entre três tipos de inscrição. A solo, onde competirá individualmente, por distância e faixa etária; o revezamento, que poderá ser composto por dois ou três atletas na distância Middle; ou ainda no formato Mix&Match, inovação da marca, que permite ao atleta realizar uma combinação de distâncias em cada modalidade. O último formato não consiste em uma categoria competitiva e, por isso, não possui premiação. A prova é organizada pela Digiartes, com licenciamento da 213 Sports, vertical de esportes da V3A, sócia global do TRITON World Series, juntamente com a Blue Orange e Soul Race USA.

Rafael Passos, primeiro embaixador do TRITON anunciado no Brasil, já está confirmado na prova de Salvador e acredita que o formato vem para revolucionar o cenário do triathlon, com uma proposta desafiadora e acessível também para novos atletas. “Muito bacana a primeira prova ser aqui, principalmente pelo fato de demonstrar o comprometimento da marca com o país, do reconhecimento que traz em relação a ser uma praça para provas de nível mundial e a força que isso dá para fomentar e fortalecer o esporte no Brasil! Salvador ser a primeira prova classificatória para a final mundial reafirma o comprometimento do TRITON com o esporte e coloca a etapa no cenário das grandes provas, motivando mais atletas”, afirma o triatleta carioca de 30 anos, que há 10 pratica triathlon em provas nacionais e internacionais. “Um prazer enorme ser embaixador de uma nova prova/marca forte e com comprometimento com o esporte que tanto amo! É uma motivação ainda maior para me preparar de uma forma melhor para Salvador e buscar novos patamares”, enaltece.

Prova em Salvador

O desafio do TRITON 1 Salvador terá três percursos. No Short, as distâncias da natação, ciclismo e corrida são de 450 metros, 22,5 quilômetros e 5,25 quilômetros, respectivamente. No Middle, os atletas enfrentarão percursos de 900 metros, 45 quilômetros e 10,5 quilômetros. Já no Long, a prova terá 1.800 metros de natação, 90 quilômetros de ciclismo e 21 quilômetros de corrida.

“O TRITON é uma marca comprometida com a inovação e na parte técnica não poderia ser diferente. A possibilidade de três distâncias distintas, além da opção de fazer a prova combinando as distâncias ou mesmo em equipe, fazem do TRITON uma experiência única para todos os perfis de atletas, desde o iniciante até os mais experientes e focados em alta performance”, explica André Gracindo, triatleta e diretor da Soul Race USA, sócia-global do TRITON. “Em Salvador teremos tudo de melhor. Natação em águas abrigadas e com estrutura internacional de segurança, ciclismo em condições excelentes com pistas exclusivas, rápidas e muito bem sinalizadas. Já na corrida será um show à parte. Com percurso totalmente plano e na orla mundialmente famosa de Salvador, oferecendo todos os elementos para que o atleta possa fazer o seu melhor e desfrutar plenamente da estreia do TRITON em terras brasileiras!”, finaliza.

As inscrições são limitadas e devem ser realizadas, exclusivamente, pelo site da Ticket Sports, onde estão disponíveis o Regulamento da Prova e Guia do Atleta. Informações detalhadas também estão disponíveis no  site oficial do evento.

Após Salvador, o circuito TRITON World Series segue para o Rio de Janeiro (TRITON 3), de 9 a 11 de agosto. Para o segundo semestre está confirmada também a etapa de Lisboa (Portugal), em 8 de setembro (TRITON 1). Já, em 2025, o circuito terá início por Portimão (Portugal) – 7 a 9 de março -, com o TRITON 3, sendo que as demais etapas ainda serão anunciadas.

O TRITON 1 Salvador tem organização da Digiartes com patrocínio da Prefeitura de Salvador e da SALTUR (Empresa Salvador Turismo), além de contar com o apoio da Triathlon Bahia, Campo Largo Sucos, S2 Bike Shop, Faculdade Santa Casa, Caffeine Army, Hiperideal, Aratu On, TV Aratu e SBT. O parceiro oficial de hospedagem é o Catussaba Hotéis e a Turismo Sob Medida é a agência oficial da marca. O licenciamento é da 213 Sports com homologação da Febatri (Federação Baiana de Triathlon).

Final Mundial

A primeira final mundial do circuito está confirmada para 2025 e terá um sistema de três formatos viáveis para classificação, sendo a prova de Salvador a primeira a contar. Os 10 primeiros atletas classificados, femininos e masculinos, de todas as distâncias e provas oficiais – Mix&Match não contará por ser uma categoria, apenas, participativa – em 2024 e 2025, mais as 10 primeiras equipes de revezamento, estarão classificadas para a final mundial do TRITON. O segundo método de classificação é a partir da cota destinada a projetos de Responsabilidade Social. Vagas com wild card limitado estarão disponíveis para apoiar o projeto de responsabilidade social do evento a uma taxa premium, sendo que o projeto de PRS pode variar de ano para ano. A terceira e última forma de classificação para a final mundial em 2025 corresponde a 15% das vagas e acontece através de um processo único ofertado pela marca TRITON chamado “Todo mundo é um atleta”, no qual todos os participantes de uma prova oficial, em 2024 e 2025, independentemente da posição que terminem, receberão um link único de inscrição e poderão se cadastrar durante um período de 48 horas.

Calendário Triton World Series 2024/2025

2024
TRITON 1 – Salvador (BA) – 14/abril
TRITON 3 – (RJ) – 9 a 11/agosto
TRITON 1 – Lisboa (Portugal) – 8/setembro

2025
TRITON 3 – Portimão (Portugal) – 7 a 9/março