Realizado pelo sétimo ano consecutivo na região da Cuesta Paulista, tendo Botucatu e Pardinho como cidades-sedes, o Festival Brasil Ride reuniu aproximadamente 4.000 atletas, entre ciclistas e corredores de montanha, de 24 estados brasileiros e outros cinco países, Alemanha, Chile, Espanha, Portugal e Venezuela. Considerado o maior evento esportivo outdoor do País, o Festival deverá envolver cerca de 16 mil pessoas, considerando-se os acompanhantes dos atletas, a maioria de visitantes, que devem provocar impacto econômico acima de R$ 10 milhões, entre hospedagem, alimentação e consumo de produtos e combustível. 

© Fabio Piva

O festival acontece desde 2013 e desde então ele só cresceu. A disputa que era feita em somente um dia de prova, agora conta com 3 dias consecutivos, cada um em um formato diferente para testar a capacidade dos atletas de enfrentarem distancias e desafios distintos.

© Fabio Piva
© Fabio Piva

O público lotou as ruas da cidade e das estradas de terra da região para acompanhar o último dia da sétima edição do Festival Brasil Ride e foi presenteado neste sábado (22) com emocionantes disputas de mountain bike. Às 8h foi dada a largada para a terceira e última etapa do Warm Up Pro, condecorando os ciclistas Bruno Lemes (Squadra/Oggi) e Sofia Subtil (4Fun) como campeões inéditos do evento na elite pro. Duas horas mais tarde, foi a vez dos atletas do Warm Up Sport largarem, sendo Luis Felipe Eleutério (juvenil) e Lilian Pio (máster A2) os mais rápidos na disputa realizada em uma única etapa e com percurso reduzido.

Com 110 km e 2.100 m de altimetria acumulada, a fase decisiva da Pro teve a liderança escapada de João Paulo Firmino no começo, quando a corrida tinha pouco mais de uma hora de duração. Pouco tempo depois, um pelotão de quatro atletas passou a liderar, formado por Alysson Lucas, Bruno Lemes, Ricardo Pscheidt e Gilberto Goes (ambos Orbea Brasil Team). No km 57, na serra mais inclinada, Bruno atacou e daí em diante foi sozinho para garantir a vitória.

Em paralelo ao Warm Up Pro, foi realizado neste sábado (22) o Warm Up Sport, com os ciclistas Luis Felipe Eleutério (juvenil) e Lilian Pio (máster A2) sendo os mais rápidos após os 71 km do percurso. “Consegui ser o mais rápido no sprint de chegada, que foi bastante emocionante, com vários ataques. Comecei a pedalar há dois anos e meio e de lá para cá emagreci 30 kg. Ano passado estreei na prova e estava acima do peso, inclusive furou meu pneu. Depois treinei forte, perdi mais 10 kg e estou numa forma boa. Espero competir na Pro em 2020”, explicou Luis Felipe, de Taguaí, no interior de São Paulo.

© Fabio Piva