Valeo constrói transmissão automática e anti-roubo no motor e-Bike

A Valeo desenvolveu um motor elétrico para bicicleta que integra uma transmissão automática e anti-roubo.

Utilizando sensores e algoritmos, o sistema co-desenvolvido se adapta à entrada do ciclista, ajustando a engrenagem interna automaticamente para complementar a saída do ciclista e do motor. Effigear é em parte responsável pela inovação da caixa de engrenagens, enquanto Valeo foi pioneira no elemento do motor.

© Valeo

Conforme colocado pela empresa, os “pontos fracos” são totalmente removidos, com o ciclista em nenhuma circunstância se esforçando além de sua capacidade; algo que torna a tecnologia particularmente atraente para aqueles preocupados com condicionamento físico ou habilidade. Além do mais, sem nenhuma alavanca mudando as marchas, a integração pode ser preferida para certas deficiências.

Além disso, o sistema de acionamento é projetado para acionamento por correia, o que simplifica ainda mais o trem de força, reduz o peso e a manutenção.

Jacques Aschenbroich, Presidente e CEO da Valeo, comentou: “Um dos principais focos estratégicos da Valeo é acelerar sua expansão nos mercados emergentes para uma nova mobilidade de“ emissões zero ”, incluindo veículos elétricos em pequenas cidades, motocicletas e scooters elétricas, última milha andróides de entrega autônoma e bicicletas elétricas. Para isso, estamos aproveitando e adaptando as plataformas tecnológicas que desenvolvemos para a indústria automotiva – tanto aquelas dedicadas a ADAS (sistemas avançados de assistência ao motorista) quanto à eletrificação de baixa tensão (48V). ”

O vídeo abaixo afirma que o sistema é até “60% mais potente” do que os sistemas atuais com sua assistência 48v e pode ser adaptado a qualquer tipo de bicicleta. Uma demonstração mostra uma bicicleta de carga subindo uma colina íngreme tanto no modo de avanço quanto no “modo reverso”.

Por fim, um sistema anti-roubo é a cereja do bolo do Valeo, com o motor capaz de se imobilizar ao toque do painel montado no guidão.

A Valeo tem como objetivo clientes OEM com o sistema, que é considerado confortável para transportar uma carga de 150 kg em uma inclinação de 14%. Um torque de 130 Nm respalda os esforços do piloto.

Três protótipos foram desenvolvidos para os parceiros da indústria verem, cobrindo carga, mountain bike e cidade. A empresa também tem uma alta capacidade de produção, considerada capaz de entregar economias de escala significativas por meio da empresa matriz (a Valeo produz cerca de 30 milhões de máquinas elétricas por ano).

Em 2019, 57% das vendas do Grupo foram geradas a partir de tecnologias voltadas para a redução das emissões de CO 2 e do mercado de bicicletas elétricas , entre outras, já faz parte de uma expansão natural do mundo de VE.