Estudo compara o perfil de usuários de bicicletas compartilhadas com a população em geral

Bicicletas compartilhadas são ótimas oportunidades para iniciar pessoas na ciclomobilidade, bem como para fortalecer a cultura da bicicleta. Neste contexto, o Cebrap acaba de divulgar um estudo inédito com a caracterização social de usuários dos sistemas de cinco capitais, comparando com a população em geral destas cidades.

Na divisão por gênero, a proporção de mulheres utilizando bicicletas compartilhadas é maior do que a de ciclistas em geral, porém menor do que a proporção de mulheres residindo nas cidades: 16% de mulheres usuárias do Bike Sampa (SP); 21% de mulheres no Bike Rio (RJ); 33% no Bike Salvador (BA); 45% no Bike POA (RS). A única exceção é Recife, com 57% de mulheres usuárias do sistema Bike PE.

A utilização das compartilhadas por pessoas autodeclaradas pretas e pardas é bastante expressiva. Em Porto Alegre, por exemplo, 33% dos usuários do sistema se autodeclaram pretos ou pardos (o dobro da população negra na cidade como um todo).

Apesar dos sistemas estarem concentrados nas regiões mais centrais das cidades, a proporção de pessoas de baixa renda utilizando os sistemas é similar à proporção da população em geral. E em termos de intermodalidade (ou seja, uso das bikes compartilhadas com outro modo de transporte), São Paulo lidera com 71%, seguido do Recife (67%), Porto Alegre (46%), Rio de Janeiro (41%) e Salvador (37%).

Confira o material completo no link abaixo.

Acesse: https://bit.ly/Itaubike

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140.

Link para mandar mensagem direto: http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike