Cervélo Rouvida

Antes tarde, que nunca. Faltava uma ebike no catálogo da Cervélo, algo que acabaram de resolver com a sua nova Rouvida, uma bicicleta elétrica que vem com dupla personalidade, cascalho e estrada, apoiada por um motor solvente Fazua Ride60.

Acordou… com praticamente todas as marcas já tendo no seu catálogo bicicletas eléctricas de estrada ou de gravel, era curioso que uma empresa tão famosa como a Cervélo ainda não tivesse as suas, especialmente quando nos últimos anos diversificou a sua oferta para além das suas bicicletas ultra-desportivas.

© Cervélo

E tomando como inspiração a Caledónia, pelo menos no que diz respeito ao design exterior da bicicleta, nasceu a sua primeira ebike, a Rouvida, uma bicicleta que mantém as linhas principais do referido gran fondo. Uma bike para torná-la perfeitamente reconhecível como um Cervélo de raça pura.

Uma ebike pensada tanto pra estrada quanto adequada para cascalho, hoje conhecido como All Road. Vai além da simples capacidade de montar pneus mais largos. Esta Rouvida herda da gravilha Áspero os dropouts dianteiros ajustáveis ​​em duas posições para que o avanço do garfo possa ser modificado em alguns milímetros que podem parecer poucos mas naquela parte da bicicleta afetam decisivamente o comportamento desde a altura por tendo a peça de ajuste em disposição diagonal.

Na configuração de estrada possui menos trilha e um ângulo de direção efetivo mais vertical para tornar a direção mais ágil. Por sua vez, nesta configuração o tamanho máximo da tampa suportada é de 34 mm. Na outra posição, ao contrário, a direção é mais estável para dar maior estabilidade à bicicleta ao andar nas estradas além de ir além do conceito All Road, tornando-se uma verdadeira bicicleta de cascalho capaz de montar pneus de até 43,5mm.

O sistema de assistência é completado com um pequeno display integrado no tubo horizontal atrás do tubo, que inclui uma porta de carregamento USB para alimentar outros dispositivos como telemóvel, ciclocomputador etc. E um par de botões na curva do guiador que nos permitem selecionar o modo de assistência quando andamos a toda velocidade.