Shimano apresenta queda nas vendas e no lucro operacional; boa parte do prejuízo se deve ao recente recall de pedivelas

Shimano apresenta queda nas vendas e no lucro operacional; boa parte do prejuízo se deve ao recente recall de pedivelas

Shimano

As vendas de bicicletas e componentes da Shimano apresentaram uma queda de 24,8% nos três trimestres de 2023 em comparação ao mesmo período do ano passado. Com esse resultado, o lucro operacional da empresa nesse segmento registrou um declínio de 48,8% em relação a 2022.

Boa parte dessa diminuição do lucro se deve ao programa global de inspeção e substituição envolvendo milhões de pedivelas Hollowtech, que custou à empresa 17 bilhões de ienes (quase 500 milhões de reais). Soma-se a isso mais 144 milhões de ienes (cerca de 4,7 milhões de reais) destinados a um recall voluntário de seus clientes.

As vendas da Shimano caíram nos principais mercados europeus, americanos e asiáticos, inclusive o Japão, e os motivos apontados são os grandes estoques e a crise econômica. As exceções na Europa são a Alemanha e o Benelux – Bélgica, Holanda e Luxemburgo-, que continuam com o mercado aquecido. Na China, as bicicletas de estrada seguem em alta por causa do crescimento do esporte no país.

Ainda assim, a Shimano se mostra otimista com uma previsão de receita de 460 bilhões de ienes (cerca de 15 bilhões de reais) para 2023, uma queda de 27% em relação ao ano passado, mas um aumento de 2,7% em relação às previsões anteriores. A despeito desses índices, as ações da empresa na Bolsa de Valores de Tóquio subiram 3,95%.

Veja mais: https://bit.ly/bnshimano

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto:  http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike