Market Street é o lar de metade dos 10 principais cruzamentos para colisões de pedestres e bicicletas na cidade; a cada ano, desde 2014, a média da área é de mais de 100 colisões por lesão – 75% delas envolvendo pessoas caminhando ou andando de bicicleta.

Através do  programa de construção rápida da Agência de Transportes Municipais de San Francisco (SFMTA) , a Market Street tornou  -se livre de carros para o leste, para Main e para o oeste, de Steuart para Van Ness. Diz-se que a Market Street é uma das áreas mais movimentadas de São Francisco – para veículos e pedestres – e a medida visa colocar a segurança de pedestres e ciclistas em primeiro lugar, além de melhorar a qualidade do ar local.

“Durante anos, a Market Street tem sido muito perigosa para os pedestres, além de ter meio milhão de pessoas andando nela todos os dias”, disse Jodie Medeiros, diretora executiva da Walk San Francisco , um grupo de defesa de pedestres.

“Essa é uma grande desconexão, especialmente porque San Francisco está comprometida com o fim de acidentes de trânsito graves e fatais até 2024. Um mercado sem carros é um passo essencial para uma rua dramaticamente mais segura para todos que a usam”.

Além dos benefícios de segurança, o uso de carros na Market Street também visa priorizar o trânsito em uma rua com mais de 200 ônibus por hora nos horários de pico.

Enquanto a Market Street ficou oficialmente livre de carros em 29 de janeiro de 2020, outras alterações listadas abaixo deverão ser implementadas nos primeiros meses de 2020:

Não são permitidos veículos particulares na Market Street, na direção leste, da 10a à Main e na direção oeste, de Steuart a Van Ness – incluindo empresas de viagens de trem baseadas em aplicativos como Uber / Lyft

Veículos com placas comerciais, táxis, veículos de emergência e paratransit ainda poderão usar a Market Street

A direção do veículo muda para seções das ruas Ellis, Jones, Second e Steuart para melhorar a segurança e a circulação do veículo

Vire à direita para Valência a partir da East Street Market Street não será mais permitida, Page Street se tornará uma conexão apenas de bicicleta para e da Market Street.

Estendendo a faixa apenas de trânsito existente a leste da Third para a Main Street, o segmento do Market com o maior número de serviços de trânsito, e tornando-a apenas Muni (táxis e ônibus que não são Muni não serão mais permitidos na faixa central)

Os ônibus na calçada também se beneficiarão das restrições sem carros

100 novas zonas de carga de passageiros e comerciais na rua para acomodar cargas seguras

Restrições de carregamento no horário de pico na Market Street para reduzir conflitos entre pessoas em bicicletas, trânsito e veículos comerciais

Instalação de zonas de segurança pintadas em oito cruzamentos para tornar a travessia da rua mais segura e mais curta

Novas melhorias no cruzamento de bicicletas nas ruas Oitavo, Page, Bateria e Valência.

Por: Sam Mehmet

Fonte da matéria