Renato Rezende reencontra em Portugal a trilha das Olimpíadas

A terceira olimpíada cada vez mais perto. Renato Rezende voa em Sangalhos. O piloto do ciclismo BMX tenta tirar o máximo da pista portuguesa para recuperar o tempo perdido durante a pandemia do coronavírus. Ele chegou a montar uma pista no quintal de casa para não deixar de treinar, mas só na Missão Europa reencontrou uma pista de nível olímpico para voltar aos trilhos das Olimpíadas de Tóquio.

“Essa missão está me colocando de novo no caminho para Tóquio. Por mais que eu tenha treinado em casa, teve dias muito difíceis, porque não tinha uma expectativa de competir, não tinha uma estrutura, não tinha nada. Esse período aqui (em Portugal) coloca a gente no trilho de novo. Acredito que a gente vai estar pronto para o que vier. Está sendo importante para recuperar a confiança. No Brasil as pistas estão fechadas. Aqui a gente tem uma pista em padrão olímpico. Esse mês de treinamento está dando um choque tanto no corpo como na cabeça” – disse Renato.

Renato Rezende (de branco) é o número 1 do Brasil no BMX. © Rafael Bello e Valter França/COB

O piloto de 29 anos busca pela terceira vez representar o Brasil nas Olimpíadas – esteve nos Jogos de Londres 2012 e na Rio 2016. Ele é o melhor brasileiro no ranking mundial, 17º colocado.

“Eu penso em Tóquio e me vem minhas duas Olimpíadas na cabeça. As duas não foram legais para mim. É muito legal um atleta participar das Olimpíadas, mas o que a gente quer é chegar à final, ganhar medalha. Tive pneu furado nas duas. Vejo que Tóquio pode ser diferente. Tenho o Diego Hypolito como inspiração. Ele disse que caiu de bunda, caiu de cara, mas depois ficou de pé. Acredito que pode ser diferente. Espero chegar o mais preparado possível” – disse Renato.

Durante a pandemia, o piloto contou com o suporte da academia de sua família para manter a forma física e tirou do papel o sonho de ter a pista própria no quintal da chácara onde mora, em Poços de Caldas, Minas Gerais. Conseguiu assim deixar a técnica apurada, mas resistência só recuperou na pista de Sangalhos, na Missão Europa, do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ele mostrou sua rotina em Portugal no Diário Time Brasil, série do “SporTV News”.

“Está sendo muito intenso para aproveitar ao máximo esse período. Está sendo muito legal voltar à pista, voltar ao nível competitivo.”

Renato Rezende recebe instruções do técnico. © Rafael Bello e Valter França/COB

Por Marcel Merguizo e Marcos Guerra – globo esporte