Começou no dia 11 de junho 2019 o Race Across America, uma competição de ciclismo que percorre quase 5 mil km com 52 mil metros de subida.

A Race Across America (RAAM) é um dos mais respeitados e mais longos eventos de ultra-resistência do mundo. O RAAM é visto como um auge da conquista de endurance, não apenas nos círculos de ciclismo, mas em toda a comunidade esportiva de longas distâncias.

Existem categorias solo e equipe para percorrer a distância que atravessa o país de oeste a leste.

RAAM é uma corrida! Mas, ao contrário dos três Grand Tours (Tour de France, Vuelta a España e Giro d’Itália), a RAAM não é uma corrida de etapas. A RAAM é uma etapa única, uma vez que o relógio começa, ele não para até a linha de chegada. É uma das corridas mais longas do mundo!

A RAAM é cerca de 30% maior que o Tour de France. Além disso, os pilotos devem completar a distância em menos da metade do tempo, sem dias de descanso.

A prova não se limita a ciclistas profissionais. As inscrições estão abertas para atletas profissionais e amadores. Enquanto os pilotos da categoria solo devem se qualificar para competir, qualquer um pode participar na categoria por equipes. 

Os pilotos devem pedalar 3.000 milhas (4.900 km), atravessar 12 estados e subir mais de 170.000 pés verticais (51 mil metros). Os pilotos da equipe têm um máximo de nove dias, mas a maioria termina em cerca de sete dias e meio com o mais rápido em pouco mais de 5 dias. Os pilotos da solo têm um máximo de 12 dias para completar a corrida, a maioria terminando em 11 dias e os mais rápidos em menos de 8 dias.

Daniela Genovesi é sem dúvida uma das maiores atletas de endurance do Brasil, já foi campeã da prova a 10 anos atrás e agora volta para tentar o Bi. Vai Dani!!

Mixirica, o ultraman Brasileiro também largou para tentar o título pela solo masculina, inclusive falando em bater o recorde da prova. Será?

Os resultados podem ser acompanhados pelo link:

https://www.raceacrossamerica.org/results.html

Cada atleta largou separadamente e em horários diferentes, portanto, os tempos de prova são diferentes e a referência das distâncias também. Vale a pena analisar a velocidade media (AVG) de cada um no quadro dos resultados. Durante os próximos 10 dias vamos ficar torcendo e atualizando o link 24 horas por dia!

Veja abaixo o vídeo da corrida: