Já é o quinto ano consecutivo em que o grupo de ciclistas mulheres “Dê às mulheres uma bicicleta” percorre o trajeto do Tour de France.

Elas iniciaram o pedal em 5 de julho em um grupo de 23 mulheres. Em 27 de julho, elas pretendem chegar em Paris. As ativistas pedem à UCI que ela pressione a empresa gestora do Tour para que a versão feminina do evento volte a ser realizada. Durante os anos 1984 e 1989, a competição feminina era realizada.

Hoje em dia, a gestora (Amaury Sports Organization) realiza só uma corrida feminina, e diz ser inviável, por enquanto, criar mais corridas, mesmo com a UCI pedindo que ela aumente a participação feminina.

“Nós não seremos agressivas, faremos isso (o protesto) calma e pacificamente. Nós não queremos que seja feito em paralelo um Tour de France para as mulheres, só queremos uma prova equivalente para nós. Se for com uma nova companhia ou com novos patrocinadores, tudo bem”, disse à BBC a britânica Louise Gibson, ativista do grupo.”Atualmente, apenas o Giro D’Italia tem uma prova feminina.”

© CFLIVE