Na tradicional apresentação do Festival da Bicicleta, organizadores anunciam novo formato e o desafio de promover a reunião do mercado e fãs da bike em um ambiente virtual.

Após o cancelamento do Shimano Fest em 2020 devido à Pandemia de Covid-19, a organização do Festival decidiu realizar uma versão online do evento com o objetivo de reunir novamente os principais players do segmento e trazer até o público consumidor, novidades, informações e muito conteúdo referente ao universo das duas rodas.

Ainda como um dos reflexos da Pandemia, o segmento da bicicleta foi uma ‘exceção’ neste conturbado cenário pandêmico. Com um forte aquecimento nas vendas de bicicletas, impulsionado por fatores como isolamento social, busca por alternativas ao transporte público e como solução para um bom condicionamento físico, o mercado da bike mundial simplesmente decolou. Esta tendência chamou atenção de entidades como a ONU, a Organização Mundial da Saúde e influenciou políticas públicas de governos em vários países. No Brasil e América Latina não foi diferente.

No evento de lançamento organizado pela equipe de marketing da Shimano, realizado no superequipado e tecnológico estúdio da Gorgeous Eventos em São Paulo, os organizadores anunciaram a proposta para esta versão online:

“Os dados estão aí: aumento nas vendas de bicicleta, na procura por produtos e serviços relacionados a bike, além de uma crescente demanda impulsionando produção e negócios. Enquanto muitas áreas e indústrias foram fortemente afetadas, nosso segmento prosperou. Não poderíamos deixar de lado esse fato importante; tínhamos que agregar nosso mercado em torno destes pontos positivos, além da recente “descoberta” dos benefícios que a bicicleta oferece, por muito mais pessoas. Com tudo isso em mente, acredito que tomamos a decisão correta em realizar o Shimano Fest em setembro de forma virtual”, afirmou Rogério Tancredi, gerente comercial e de marketing da Shimano Latin America, logo após a coletiva para imprensa, no lançamento do evento 2021.

© Divulgação Shimano e Gorgeou

Pegando carona também nas festividades do centenário da marca (a Shimano completa 100 anos de fundação em 2021), a organização do maior festival da bicicleta na América Latina, adiantou como será formatado o evento online, que acontecerá dias 2 e 3 de setembro, quinta e sexta-feira.

Assim como o evento físico, que conta com dias exclusivos para o mercado da Bicicleta, o dia 2/09 (quinta-feira), será dedicado exclusivamente ao Trade: poderão acessar e participar do evento neste dia, profissionais do varejo e do mercado da bicicleta, a partir das 10h da manhã. Neste dia, o evento terá duração de 4h30min no total.

“No dia 2/09, que é o Dia do Trade, vamos dividir estas 4h30 de evento em blocos com conteúdo diverso e interações, onde as marcas poderão apresentar produtos, fazer lançamentos, promover tecnologias, enfim, terão liberdade para se comunicarem com o público prioritário do dia que são lojistas e profissionais do mercado da bike”, afirma Rogério.

Já no dia 3/09, a partir das 16h30, o Festival será aberto ao público, sendo transmitido através do website do evento www.shimanofest.com.br. A programação terá, além de conteúdo das principais marcas do setor, debates sobre Mobilidade/Sustentabilidade, Mulheres na Bike, discussões sobre gênero e liberdade de expressão no universo da bicicleta, além de um bate papo com atletas e paratletas profissionais do ciclismo. Para encerrar o evento, haverá a 2ª edição do Foro Latinoamericano de Bicicleta, realizado pela primeira vez ano passado com a participação de vários países da América Latina.

© Divulgação Shimano e Gorgeou

“Esqueçam os webinars, palestras online e outros formatos de evento mais estáticos; queremos trazer algo próximo de um programa de variedades onde o assunto principal é a bicicleta. Nossa proposta é diversão, entretenimento, negócios, esporte, cultura e lazer, tudo de forma dinâmica, tendo a bicicleta como fio condutor”, avisa Rogério.

Comemorando a alta do mercado, sem perder de vista o momento de dificuldades que muitas pessoas atravessam, o Shimano Fest 2021 online vai promover a tradicional Doação de Alimentos que acontece todo ano no evento físico. “Estamos montando uma iniciativa muito bacana de solidariedade com nossa rede de lojas parceiras, os Shimano Service Centers: será uma campanha de doação de alimentos que pode alcançar diversas regiões do Brasil. Aliás, essa é uma das premissas do evento, o lado social e solidário e não poderíamos deixar isso de fora, mesmo sendo um evento online este ano”, concluiu Tancredi.


Serviço

SHIMANO FEST online 2021
Dia do Trade – exclusivo para profissionais do segmento da bicicleta: 2 de setembro, 10h às 14h30 (transmissão através de Link exclusivo)
Dia do Festival – aberto a todos os públicos, dia 3 de setembro, 16h30 às 21h, transmissão pelo website do evento www.shimanofest.com.br
Programação – a programação completa do evento estará disponível em breve no website do evento.

Acompanhe as últimas notícias, atualizações e dicas sobre o SHIMANO FEST online através dos seguintes canais oficiais:


Marcas e empresas interessadas em participar do evento online em setembro, devem entrar em contato com a organização por e-mail: os espaços são restritos e serão ocupados à medida que as marcas forem se pronunciando.

Comunicação e marketing Shimano
Contatos: contato@shimanofest.com.br / imprensa@shimano.com.br
Joao Magalhaes (joao.magalhaes@shimano.com.br) / Sarah Shimada (sarah.shimada@shimano.com.br)

IMAGENS: Divulgação Shimano e Gorgeous