O La Frida Bike é, segundo sua própria descrição, um ‘empreendedorismo com ideia de incentivar o uso da bicicleta como modal de transporte sustentável e econômico. A empresa, que é uma espécie de espaço feminista em Salvador, agora lançou um capacete produzido especialmente para pessoas negras, o Forblacks.

“Observamos que todos os produtos de bike, sejam roupas ou acessórios, são pensados para pessoas brancas, de cabelos lisos, e magras. E esse era um dos fatores que fazia as pessoas negras não usarem capacete. Ele não é adequado”, conta Lívia Suarez, do La Frida Bikes.

Pessoas negras com cabelos crespos, dreads e tranças realmente não conseguem encontrar capacetes do tamanho adequado. O Forblacks tem um design bem diferente, com uma abertura no topo, além de ser revestido com esponja Nudred, espuma especial usada para enrolar e cuidar de cabelos crespos.

A equipe de desenvolvimento do capacete é 100% negra e baiana. Agora é necessário buscar parcerias para ampliação de distribuição nacional e internacional.