“Porque faz bem para a alma, para o corpo, para a cabeça e nos faz descobrir que somos capazes de coisas que não imaginamos. A bicicleta mostra como podemos ser fortes e superar tudo!” – responde Renata Mesquita, idealizadora do grupo Pelotão das Minas que leva garotas para pedalar quase que diariamente por São Paulo.Siga a Red Bull nas redes sociais Instagram | Twitter | Facebook “Uso a bike para ser feliz,” resume Carol Rombauer que adotou o esporte como mobilidade urbana na capital paulista há mais de 30 anos, quando pedalar na rua era considerado “coisa de maluco”.

Rebecca Rusch – The Queen of Pain © CHRISTIAN PONDELLA/RED BULL CONTENT POOL

Todo homem que pedala também deveria incentivar sua parceira, como explica Vivi Favery, que conheceu seu marido Loris Verona Jr. no ambiente esportivo, demonstrando que a bike pode ajudar até casamento. “Pedalar para se conhecer melhor e ao lado do companheiro redefine o significado de uma parceria; afinal pedalar é muito mais do que pedalar” explica a campeã brasileira de MTB Maratona.”Pedalar faz bem para o corpo e para alma, você faz novas amizades, é divertido, e quanto mais você pedala, mais desejar o prazer de pedalar. Eu super aconselho a mulherada começar a pedalar!” dispara Patrícia Loureiro, bicampeã mundial de downhill que pedala desde sua infância.

Mulheres na trilha! © FABIO PIVA

Existem inúmeros motivos para que toda mulher adote uma bicicleta, principalmente pelo fato de quanto maior o número de mulheres pedalando, naturalmente maior o número de homens e a influência direta sobre as crianças na adoção de um estilo de vida ao ar livre.A bicicleta é um veículo que promove a saúde e a felicidade, democraticamente, sem distinção de idade e gênero. Se você ainda tem dúvida disso, listamos alguns benefícios:

Duelo entre as mulheres © BARTEK WOLIŃSKI/RED BULL CONTENT POOL
  1. Motivação. Existem vários tipos de mulheres: as que já praticam atividades físicas, as que gostariam de praticar e as que têm verdadeiro horror a atividades físicas. Você primeiro precisa entender qual é a motivação e usar toda criatividade para sair do sedentarismo.
  2. Bicicletas são feitas para diversão. Muitas vezes você pode esquecer que a essência de pedalar é curtir o movimento, a paisagem ao redor, o vento no rosto e o prazer da jornada. Não transforme sua bicicleta numa máquina de tortura ou uma ferramenta apenas para acelerar seu batimento cardíaco ou testar sua capacidade pulmonar. Pedalar sua bike em alta velocidade é divertido, mas busque sempre o prazer mesmo que para isso você precisa superar um pouco do sofrimento.
  3. Bem-Estar e queima de gorduras. O exercício físico libera endorfinas. Endorfinas têm um efeito quase viciante que faz você se sentir muito bem. Além disso, pedalar queima gordura e ajuda seu organismo a funcionar melhor. Enfim, pedalar faz você se sentir bem em diversos aspectos, portanto não parece um mau negócio, não é mesmo?
  4. Superar obstáculos. A sensação de evolução e superação é sentida a cada pedalada. Manter uma frequência saudável no uso da bicicleta vai manter sua confiança para pilotar com mais segurança. Opte por iniciar em parques e ruas com pouco movimento. É importante evitar trilhas muito técnicas e estradas muito movimentadas no início. Nada de subidas muito íngremes e longas. Também existem muitos grupos de pedaladas formados somente por mulheres, procure um que esteja próximo de você e faça novas amizades.
  5. Mais agilidade. Fazer pequenos deslocamentos e compras com sua bicicleta é muito mais ágil. De acordo com estatísticas, é possível colocar pelo menos 10 bikes no mesmo espaço na rua ou vaga de estacionamento, ocupada por um carro. Opte pelo uso da bike para ir até a padaria ou supermercado para pequenas compras, a vantagem é estacionar praticamente na porta e não perder tempo procurando vaga para estacionar caso esteja dirigindo um automóvel.

Portanto, independente do seu grau atlético, a premissa do uso da bicicleta é: fazer você sorrir, simples assim.Para saber mais sobre o tema, visite a página Red Bull Bike.

Fonte da matéria