Fazer bike fit é como ir ao dentista; deve ser algo periódico

Muita gente acha que fazer um bike fit vale pra vida toda. Mas não é bem assim. Fazer bike fit é como ir ao dentista; deve ser algo periódico. Entenda por quê.

Ajustes biomecânicos são importantes para melhorar o seu desempenho, evitar acidentes ou utilizações erradas da bicicleta. eles envolvem uma análise aprofundada para que sua bicicleta fique ajustada perfeitamente em você.

Mas esse ajuste precisa ser evolutivo, já que o propósito dele é a adaptação da bicicleta ao ciclista, e não o ciclista à bicicleta. As razões para isso são as seguintes:

– Uma bicicleta não é um ferro fixo, e é composta por uma infinidade de peças móveis que podem sofrer desalinhamentos com o tempo. Podem ser mudanças imperceptíveis quando acontecem, mas que fazem o ciclista se adaptar gradativamente à bicicleta sem nem perceber.

– O ciclista também muda. Seres humanos passam por mudanças físicas com o passar do tempo; menor elasticidade, redução de tendões ou cartilagens, menor flexibilidade nos músculos…

– Com o tempo, o ciclista também modifica sua postura ao pedalar. Quando se é jovem, tudo é permitido. Com o tempo, pode ficar mais difícil e menos aconselhável adotar certas posturas na bicicleta.

– O ciclista pode ter uma mudança de objetivos. Mais desafios, menos desafios, mudança de modalidade. E a bicicleta precisa passar por um ajuste para ser reconfigurada às novas necessidades. Nesse caso, o ajuste vai ajudar em três coisas: aerodinâmica, conforto e potência.

– Um ajuste biomecânico pode ser feito depois de um acidente também. ela é reconfigurada para que o ciclista, que está em fase em recuperação, consiga continuar pedalando, de forma bem mais leve, é claro, na sua reabilitação.

– Após ter um bebê, uma ciclista geralmente precisa de ajustes em sua bicicleta. Muitos estudos afirmam que isso pode demorar até um ano, portanto, um ajuste biomecânico é essencial para reconfigurar a bicicleta.

– Muitas pessoas mudam de peso. A maioria ganha peso, o que acarreta uma nova mudança no equilíbrio ao pedalar, algo que um ajuste biomecânico acaba consertando.

Viu quantas razões? Quando você vai fazer o seu?

https://www.brujulabike.com/actualizar-ajuste-biomecanido-bicicleta/