Pirelli Scorpion e-MTB: a primeira linha de pneus que a marca dedica ao e-MTB

A Pirelli acaba de apresentar uma nova linha de pneus específicos para bicicletas de montanha elétricas. É uma nova série de pneus desenvolvidos especialmente para manter seu desempenho diante das cargas mais altas geradas pelos atuais e-MTB’s.

O maior peso das bicicletas de montanha elétricas, juntamente com as maiores cargas que elas geram na aceleração e na frenagem, faz com que os pneus desses modelos sofram mais do que os de um MTB tradicional.

Com o retorno da Pirelli ao mundo do ciclismo e sua experiência na fabricação de pneus de mais de 120 anos, não foi difícil imaginar que eles pudessem incluir uma linha como essa em seu catálogo.

© Divulgação

Na linha Scorpion e-MTB, há os pneus Tubeless Ready para mountain bikes elétricas para trail ou enduro. No momento, esta nova linha possui três modelos, dependendo do terreno, que estarão disponíveis para tamanhos de roda de 27,5″ e 29″. Confira os modelos:

M – Terreno Misto: Feito para terrenos variados, incluindo solos soltos, trilhas compactas ou raízes e pedras. 

R – Específico para a roda traseira, oferece mais estabilidade, aderência e durabilidade.

S – Solo macio: Com garras mais agressivas e espaçadas, garante maior aderência nas curvas ou nas travagens fortes.

Composto SmartGRIP +

O composto usado na linha da Pirelli é o chamado SmartGRIP +, uma reformulação do composto que já era usado para a linha MTB que surgiu na Pirelli Racing, que também trabalha com pneus de Fórmula 1.

A característica mais marcante deste novo composto é o uso de lignina como base. A lignina é uma substância natural que surge como um componente residual na fabricação de papel. É um aditivo com baixo impacto ambiental e que permite que o pneu suporte cargas de trabalho mais altas e oferece maior aderência.

© Divulgação

Esta nova linha está entre os pneus mais leves do momento com esse nível de proteção. Os pesos variam de 1.200 g para rodas de 27,5″ a 1.330 g no caso da versão de 29″ x2.6.

Texto: Ignacio P.

Fonte da Matéria