Pneu de bicicleta desenvolvido com tecnologia espacial

O engenheiro americano Calvin Young desenvolveu um novo pneu de bicicleta sem ar, forte como titânio e que não esvazia.

Young, que é apaixonado por exploração espacial e ciclismo, faz parte da SMART Tire Company, uma equipe de inventores e engenheiros associados a NASA, com o objetivo de criar a primeira aplicação para uso doméstico da tecnologia para pneus que a NASA usa.

Calvin Young e seus pneus. (Fotos: SMART Tire Company)

“Originalmente inventado pela NASA para uso em missões lunares e rover de Marte, o pneu SMA é feito de materiais avançados e leves conhecidos como NiTinol +, criando um pneu que é elástico como borracha, mas forte como titânio, exibindo memória de forma perfeita sem nunca ficar vazio”, diz o comunicado de imprensa.

(SMART Tire Company)
(Fotos: SMART Tire Company)

“Graças à sua capacidade de sofrer transições de fase no nível molecular sob tensão, os SMAs são diferentes de qualquer outro material, exibindo trinta vezes a deformação recuperável do aço comum. Além do mais, o SMART’s METL ™ é ecológico, utilizando materiais de longa duração que reduzem o desperdício de borracha. A pesquisa avançada da SMART estabelecerá os pneus METL ™ como o principal componente de alta tecnologia para o ciclista moderno em aplicações de estrada, cascalho, montanha e e-bike.”

Além dos pneus de bicicleta, a SMART afirma ter feito uma parceria com o provedor de micromobilidade e a empresa de e-scooter Spin (que é propriedade da Ford Motor Company e tem uma licença de frota de scooters arquivada na cidade de Portland). Na indústria de bicicletas, a SMART já está trabalhando com a Felt Bicycles em P&D.

O porta-voz da SMART, Jordan Wiggins, diz que os novos pneus estarão disponíveis para uso no início de 2022, mas não falou em valores. Fique ligado em SmartTireCompany.com e @SmartTire no Twitter para atualizações.