Pedalar com filhos é tudo de bom para pais que querem iniciá-los nos pedais. Nada melhor do que ver as crianças fazendo a sua atividade favorita, em família. Contudo, é preciso ter alguns cuidados na hora de sair com os meninos e meninas para parques e ruas da cidade.

Se você passou por um período de adaptação quando pegou a bike pela primeira vez na vida, sabe que o seu pequeno também vai passar pelo mesmo. A coordenação motora, a agilidade e o senso de que ele está na via com mais pessoas são coisas que se desenvolverão com o tempo e a prática.

Por isso, você deve ensinar o “beabá” da bicicleta aos seus pequenos, para que eles se tornem bons ciclistas logo cedo. Confira aqui dicas fundamentais para pedalar com os seus pequeninhos!

Vá com calma

Pedalar com calma e devagar, sempre dando atenção ao que seu pequeno está fazendo, é essencial. Nada melhor do que orientar as primeiras pedaladas dele acompanhando-o em um ritmo suave. Com paciência, ele vai desenvolver rápido a agilidade nos pedais.

Use cadeirinhas quando necessário

Se seu filho(a) é muito novo a ponto de não pedalar ainda, dá para levá-lo em uma cadeirinha em sua bike. Você deve se atentar para algumas limitações e condições importantes para fazer isso em segurança.

© Scott

Cadeirinhas dianteiras

Cadeirinhas dianteiras são voltadas para crianças de um a três anos, e não suportam mais do que 15kg, já que, acima disso, a frenagem e pilotagem ficam prejudicados. Veja se a cadeirinha tem cinto e um suporte rígido que ofereça um apoio seguro ao seu pequeno.

Cadeirinhas traseiras

A cadeirinha traseira consegue suportar crianças entre três e seis anos, ou em quilos, em média 25 kg. Alguns modelos têm um suporte próprio que é fixado no seat tube (tudo do selim) com trava. Já outros precisam de um bagageiro para a instalação.

Em ambas as opções, confira se o quadro de sua bicicleta oferece o apoio necessário para a instalação da cadeirinha. Também é importante que a cadeirinha tenha cinto e apoio para as costas e pés da criança, sem ficar apertado demais.

Não dispense as rodinhas

Pedalar com filhos, rodinhas laterais

As rodinhas laterais ainda funcionam como ponto de partida no mundo do pedal. Porém, muitos modelos têm as hastes de plástico, o que não oferece segurança o suficiente para pedalar com os filhos tranquilamente.

Prefira as rodinhas com hastes de aço e que são instaladas no eixo traseiro da bicicleta, com porcas e arruelas de segurança, para evitar que se soltem.

O ideal, em vez de usar as rodinhas laterais, é usar o Balance Bike, ou bicicleta do equilíbrio, que fará a criança primeiro aprender a se equilibrar.

Veja como funciona AQUI

Fique sempre a direita

Sempre que for pedalar com filhos, mantenha-se à direita da via. Esse é uma regra básica para o convívio e segurança em locais movimentados tanto por pedestres, carros e outros ciclistas com seus filhos também.

Assim, você e seus pequenos poderão fazer o trajeto no ritmo de vocês, em segurança e sem prejudicar a passagem de ciclistas pela esquerda.

Sempre pedale com seu à frente ou ao seu lado

Pedalar com filhos ao lado ou à frente

Seu filho sempre deve ficar na frente ou ao seu lado quando estiver pedalando com você, nas ruas, parques, ciclovias e outros locais. Assim você pode monitorá-lo melhor e, se caso algo acontecer, como uma queda, fica mais fácil de resgatá-lo rapidamente.

Coloque um capacete em seu filho

© Scott

O seu pequeno, do mais novo ao mais velho, deve sempre pedalar com capacete. Item essencial em seus pedais, o equipamento de segurança deve fazer parte da vida ciclística dos pequenos desde sempre.

Deixe a bike do seu filho no “FIT” dele

A bike dos pequenos precisa de ajustes tanto quanto a sua. Pedalar com filhos é um pedal sério como o seu, por trilhas e estradas, e precisa que freios, rodas e tudo o mais funcionem bem.

Ajeite os manetes de freio

Manetes e freios dos tipos a disco ou v-brake devem ser ajustados para o corpo dos pequenos, para deixá-los confortáveis e seguros.

Ajuste o selim

Ajuste a altura do selim do pequeno do melhor jeito, ou seja, para que eles fiquem na altura ideal e não tenham dores pelas pernas e outras partes do corpo.

Prefira uma bike infantil com peças de alumínio

Para pedalar com filhos em segurança, prefira bikes infantis com manetes, rodas e freios de alumínio.

A maioria das bicicletas para crianças vem equipada com peças de plástico, o que é péssimo, já que o material sai do ajuste rápido, mesmo passando na mão do melhor mecânico da cidade.

Muito além de apenas colocar o seu pequeno para passear ao seu lado, pedalar com filhos exige essa série de precauções e dicas. Todos esses itens e cuidados fazem com que a evolução das crianças na bike seja mais rápida e segura, dando mais ânimo para que elas continuem.

© Scott