Viviane Favery, Tania Clair, Tiago Ferreira e Hans Becking, vencem a 10ª edição

Os campeões Thisgo Ferreira e Hans Becking © Fabio Piva

A décima edição da principal ultramaratona de MTB do continente terminou nesse sábado, 26, em Arraial D’Ajuda, Porto Seguro, BA. Com a arena lotada, a dupla formada pelo português Tiago Ferreira e pelo holandês Hans Becking (DMT Racing Team) garantiu a vitórias pelos resultados gerais. A prova do dia foi vencida pelos tchecos da Specialized Racing, Jaroslav Kulhavy e Matous Ulman, com o tempo de 1:43:45. Os também tchecos Kristian Hynek e Martin Stosek (Vitalo Future Cycling PWD by Canon) ficaram em segundo com 1:36 de diferença. Completaram o pódio da última corrida Henrique Avancini e o alemão Manuel Fumic (Cannondale Factory Racing). Na classificação geral, Avancini terminou em terceiro lugar.

Jeroslav e Matous venceram a última etapa em Arraia D’Ajuda © Wladimir Togume

No feminino, as brasileiras Viviane Favery e Tânia Clair Pickler acumularam uma vantagem de 24 minutos para as vice-líderes. Foi moleza. Ficaram em segundo no sábado, mas nada que atrapalhasse o título das duas. Quem venceu a etapa do dia foi a dupla Jaqueline Mourão e Danilas Ferreira (Sense Factory Racing / Tropix Brasil), seguidas de Viviane e Tânia, e Letícia Cândido e Hercília Najara (Audax Corinthians/Tripp Aventura).

“Fechar o ano com essa conquista da Brasil Ride é muito importante. Nunca desistimos e foi muito batalhado pra chegar até aqui. Agora, vamos comemorar. Para mim foi a vitória mais importante da minha carreira”, disse Viviane. “Estou fechando o ano com chave de ouro, com a vitória de sexta (25), que foi a primeira no XCO. Hoje (26) fecho a Brasil Ride como campeã. É meu bi na Brasil Ride, com gosto especial por conta do nível da competição. Ano que vem chego bem animada para continuar meu trabalho e ir atrás de mais resultados, mais evolução e seguir forte na carreira”, comentou, ao terminar a prova no sábado.

 “Finalmente ganhei outra vez e o Hans levou o terceiro título. Uma semana bastante positiva, sem quebras e fomos bastante regulares”, contou o campeão Tiago Ferreira. Apesar de não vencer, Henrique Avancini comentou: “Mais uma vez entreguei uma boa performance na Brasil Ride. Fui ativo, ataquei em busca da vitória e trabalhei bem com meu companheiro, uma vez que estamos em uma corrida de dupla. Saio de uma certa forma mais motivado para 2020, após os ‘quase’ que tive como vice da Brasil Ride e da Cape Epic, segundo colocado do ranking mundial e terceiro no geral da Copa do Mundo. Isso tudo me deixa com mais sangue no olho para o próximo ano”.

A sétima e última etapa do evento teve percurso de 46 km e contou com 570 participantes da stage race, que é a principal categoria, mais 1.800 ciclistas. A stage race reuniu 2.370 ciclistas de 23 países nos sete dias de competição.

Resultados Finais Brasil Ride 2019

Masculino
1- Tiago Ferreira (POR) / Hans Becking (NED) – 21:41:17
2- Henrique Avancini (BRA) / Manuel Fumic (GER) – 21:48:40
3- Jaroslav Kulhavy (CZE) / Matous Ulman (CZE) – 21:56:03
4- Kristian Hynek (CZE) / Martin Stosek (CZE) – 22:17:21
5- Sebastian Fini (DIN) / Julian Schelb (GER) – 22:26:13

Feminino
1- Viviane Favery (BRA) /Tania Clair (BRA) – 28:41:30
2- Jaqueline Mourão (BRA) / Danilas Ferriera (BRA) – 28:58:02
3- Letícia Candido (BRA) / Hercília Najara (BRA) – 29:54:24
4- Janildes Fernandes (BRA) / Julyana Machado (BRA) – 33:15:50
5- Ivonne Kraft (GER) / Ana Clara Souza (BRA) – 34:23:40

Público nas ruas de Arraial D’Ajuda © Mario Jordany