Um calendário de corrida revisado que será apresentado à UCI vazou. O calendário propõe todos os três Grand Tours disputados em 71 dias.

O jornal espanhol AS publicou o possível novo calendário de corridas, elaborado pelos organizadores da corrida, com o Tour de France em suas novas datas anunciadas, de 29 de agosto a 20 de setembro. O Giro da Itália segue de 3 a 25 de outubro e se sobrepõe com a Volta da Espanha, com previsão para 20 de outubro a 8 de novembro.

Aparentemente, o esquema será decidido durante uma reunião com outras partes interessadas e a UCI essa semana, quando o corpo diretivo do ciclismo estiver definido para publicar seu plano para a temporada 2020. Entretanto, nenhuma data contida no calendário proposto foi confirmada e outras opções permanecem na mesa.

Neste calendário, a temporada recomeçaria com Strade Bianche em 1º de agosto, com o Tour da Polônia ocorrendo entre 5 e 9 de agosto e Milão – San Remo no sábado, 8 de agosto. O Critérium du Dauphiné aconteceria duas semanas antes do Tour de France, de 12 a 16 de agosto.

O Tirreno-Adriático aconteceria durante o Tour de France, enquanto o BinckBank Tour, Liège-Bastogne-Liège e a Amstel Gold Race entrariam em conflito com o Giro da Itália.

A última corrida deste calendário seria a Il Lombardia no domingo, 14 de novembro, embora outras corridas que não figurem no calendário, incluindo o Tour de Guangxi e os GPs de Montreal e Quebec, ainda não tenham sido adiadas e ainda estejam programadas para serem disputadas.

No momento do anúncio das novas datas do Tour de France, o presidente da UCI, David Lappartient, disse: “Ainda temos trabalho a fazer para finalizar o estabelecimento de um Calendário Internacional da UCI 2020 totalmente revisado, dada a pandemia de coronavírus que abalou o mundo, mas hoje foi dado um primeiro passo muito importante.”

“Da mesma forma, estabelecemos uma estrutura que permitirá preservar os direitos fundamentais dos pilotos e funcionários das equipes, além de permitir que sejam tomadas as medidas necessárias para a sobrevivência dessas equipes. Juntos, conseguiremos superar essa crise e reconstruir o ciclo pós-COVID-19.”

O alegado novo calendário do WorldTour publicado pelo AS (Foto: AS.com)

Texto: Jonny Long

Fonte da matéria