A OMS divulgou no site do seu escritório europeu, nessa semana, orientações sobre deslocamento durante o COVID-19.

Mesmo com todas as restrições que vêm sendo impostas para limitar contato físico e aumento do vírus, muita gente ainda precisa sair na rua e se deslocar até o trabalho.

No infográfico divulgado pela agência, o ciclismo e a caminhada são defendidos como formas de limitar contato físico e prevenir a doença.

As páginas informativas estão em inglês. Entre outras informações, elas incentivam a “sempre que possível, considere levar bicicletas ou caminhar. Isso fornece distanciamento físico, ajudando a atender ao requisito mínimo de atividade física diária, o que pode ser mais difícil devido ao aumento do trabalho e ao acesso limitado ao esporte e outras atividades recreativas.”

A bicicleta vem recebendo destaque positivo e confiança durante esta pandemia. Por exemplo, no Reino Unido, já houveram pedidos para criar um espaço extra protegido para ciclistas enquanto a pandemia durar, algo que já acontece em cidades como Berlim. E na Itália, também existem planos de aumentar rotas ciclistas permanentemente em Milão, uma das cidades mais afetadas pelo vírus. Aqui no Brasil, nenhuma medida semelhante foi tomada por enquanto, além do afastamento social e fechamento de comércio não essencial. As lojas de bicicletas podem permanecer abertas, se seguirem as recomendações feitas.

Você encontra o infográfico aqui nesse link. O infográfico está disponível para download e impressão.