© Trek

Já foi comprovado cientificamente que o excesso de peso aumenta bastante o risco de complicações graves em pacientes infectados com o coronavírus. Por isso, o governo britânico criou uma iniciativa chamada “Better Health”, um conjunto de novas políticas para combater a obesidade na Inglaterra, que será o único país do Reino Unido a receber as medidas.

Segundo o portal inglês Bike Radar, as medidas incluirão “melhor acesso a serviços de emagrecimento, planos de 12 semanas para melhorar hábitos, aplicativos adicionais de autocuidado e recursos on-line”.

O portal também menciona o professor e diretor de melhoria da saúde da Public Health England, John Newton, que, em entrevista a um programa de rádio da BBC, disse “que estar acima do peso significa que você tem “maior probabilidade de ser internado no hospital, mais provável de precisar de tratamento em terapia intensiva unidade [e] também sabemos que isso aumenta o risco de morte” ”.

E a bicicleta terá um papel importante nessa iniciativa. Parece que o governo quer, de alguma forma, instruir que o Serviço Nacional de Saúde prescreva o ciclismo como parte do combate a obesidade em época de pandemia. Essa atitude já foi tomada antes, em 2018 na Escócia, por exemplo, e os resultados foram muito bons.

Ainda de acordo com o Bike Radar, “o governo tem como alvo 35 milhões de pessoas com sua mais recente iniciativa”. O site também disse que com essas novas medidas, serão necessários investimentos em ciclovias e segurança para os ciclistas, já que, de acordo com a Cyclink UK, “cerca de 59% dos não-ciclistas na Grã-Bretanha sentem que é muito perigoso andar de bicicleta nas estradas”. Para o site, Jenny Box, chefe de desenvolvimento da Cycling UK, disse: “A Cycling UK sempre soube que o ciclismo pode ajudar as pessoas com seu bem-estar físico e mental… No entanto, qualquer iniciativa desse tipo também precisa fornecer a esses futuros ciclistas um lugar seguro para pedalar – e isso significa investimento em infraestrutura de ciclismo também”.

O site britânico ainda complementa que essa ‘prescrição’ poderá acontecer de várias formas; como por empréstimos sem juros para e-bikes e subsídios para compra de bicicletas novas.

Londres, Autocarro, Noite, Natal, Bicicleta, Ônibus
© Pixabay/Jmtd