A prevenção de qualquer tipo de câncer é uma das maiores preocupações da sociedade e da medicina de hoje. Vários estudos já endossaram o poder do exercício, e agora são adicionadas novas pesquisas que mostram que praticar esportes por muito tempo impede vários tipos de câncer. 

Praticar esportes evita o câncer

O estudo aconteceu antes da pandemia. Em 2019, uma reunião de um dos grupos internacionais de trabalho sobre câncer levou a um artigo que revisava tudo o que era estudado até então sobre a relação entre praticar esporte e prevenir o câncer.

O artigo pode ser resumido em uma ideia sintética: praticar esportes regularmente reduz o risco de sofrer quase qualquer tipo de câncer e, em alguns deles, em até 25%. Em muitos outros tipos da doença, esse valor foi menor, mas sempre superior a 10%.

De fato, essa ideia resume, mas não conta, tudo que o estudo, publicado na revista científica Trends in Cancer, sabia sobre essa relação. Por exemplo, outro dos dados mais surpreendentes, em pacientes que já sofriam de algum tipo de câncer, era que o exercício também melhorou sua qualidade e duração da vida, ou seja, eles passaram a viver mais e melhor graças à prática de esportes.

© Scott

Por que praticar esportes pode prevenir o câncer

A verdade é que já havia estudos anteriores que apontavam nessa direção, mas este novo artigo se aprofundou nas razões pelas quais isso aconteceu e, portanto, porque o esporte conseguiu reduzir as chances de sofrer câncer.

Estudos anteriores apontaram níveis hormonais, aparecimento de baixos níveis de açúcar no sangue e outras causas, mas esse grupo de pesquisa liderado pelo professor Peter Biro, da Universidade de Biro, na Austrália, adicionou um novo conceito ao que eles batizaram como “capacidade de energia”. Isso significa que pessoas em boa forma física podem aumentar e manter altos níveis de consumo de energia, fortalecendo seu sistema imunológico contra o aparecimento de qualquer tipo de célula cancerígena.

© Scott

No papel, essa teoria não foi fácil de provar, mas os pesquisadores se basearam em quatro pilares: todos nós temos uma capacidade energética diferente; a capacidade energética está totalmente ligada à taxa metabólica; o exercício físico é causa e consequência dessa alta capacidade energética. Assim, eles verificaram que essa capacidade energética que existe em combinação com outros fatores é a razão que ajuda a prevenir e combater o câncer.

© Scott

Texto: Germán M. Porcel
Brujulabike

Fonte da matéria