Nova-iorquinos podem ganhar dinheiro por denunciar quem estaciona em ciclovias

Declarando guerra ao estacionamento ilegal, o Conselho da Cidade de Nova York quer contar com a ajuda dos cidadãos na tentativa de coibir o estacionamento ilegal. Aqueles que denunciarem veículos estacionados indevidamente poderão ser beneficiados com 25% da multa aplicada.

Não há dúvida de que o estacionamento ilegal é um dos problemas que mais prejudica a mobilidade nas grandes cidades e uma das ofensas mais comuns com os motoristas que não hesitam em deixar o carro em fila dupla, ocupando um espaço destinado a cargas e descargas ou pessoas com mobilidade reduzida. Situação que atinge também ciclistas e transportes públicos quando esta paragem irregular ocorre numa ciclovia ou nas destinadas a autocarros e táxis.

Na cidade de Nova Iorque, o governo, atento a esse enorme problema que põe em risco a segurança rodoviária, decidiu abordá-lo recorrendo à colaboração dos cidadãos, para que sejam os próprios nova-iorquinos que reportem estas situações através de fotos em que a infração é comprovada.

A novidade está no fato de que, em troca, o reclamante poderá se beneficiar de 25% da multa aplicada, que costuma ficar em torno de US$ 175, ou seja, US$ 43,75 por reclamação.

De qualquer forma, no momento é apenas uma proposta apresentada pelo Departamento de Transportes da cidade de Nova York.

A implementação desta forma de reclamação não é algo novo na cidade dos arranha-céus, cujos cidadãos já podiam denunciar veículos que param com o motor ligado por mais de 3 minutos, principalmente veículos de entrega, e que reportam os mesmos 25% da multa que está agora a ser proposta para estacionamento ilegal.

Trata-se de melhorar a segurança no trânsito para ciclistas e pedestres, os elementos mais frágeis da circulação, em uma cidade onde, em 2022, morreram 115 pedestres e 20 ciclistas apesar de contar com uma extensa rede de ciclovias.

Fonte