Em vídeo, humorista promove morte de ciclistas com suposta piada

Há anos o Brasil vive uma pandemia de mortes no trânsito, são 50 mil vidas perdidas anualmente. Só nos últimos 10 anos, quase 14 mil ciclistas tiveram suas vidas ceifadas por motoristas de ônibus, automóveis e caminhões nas estradas, ruas e avenidas de todo o Brasil.

Mesmo assim, ainda tem quem ache engraçada a tragédia brasileira. Circula nos últimos dias um vídeo em que o humorista Murilo Couto faz piada com as mortes de ciclistas no trânsito. Ele chega até mesmo a incentivar atitudes assassinas por parte de alguns motoristas.

As supostas piadas causaram revolta em ciclistas e organizações que promovem o uso da bicicleta. Em nota, a Aliança Bike apontou que:

Não nos cabe dizer quais são os limites do humor, mas sim alertar que, quando se trata da vida e da sobrevivência de pessoas, o efeito imediato das falas do Sr. Murilo Couto é a banalização das mortes. Sim, uma piada pode promover mais mortes e a atitude do humorista pode ser interpretada como incitação ao crime (art. 286 do Código Penal) e discurso de ódio, travestidos de “humor”.

Com mais de 2,6 milhões de seguidores, apenas no Instagram, Murilo Couto tem a responsabilidade de influenciar o comportamento de muita gente. Uma retratação seria muito bem vinda.

Leia a íntegra da nota de repúdio da Aliança Bike: https://bit.ly/RepudioMuriloCouto

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto: http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike