Nenhum cabo aparente

Pistão de frenagem dentro do guidão

0
1678

Lançamento do primeiro sistema de freios integrado permite que bicicleta não tenha nenhum cabo aparente

A Magura lançou o sistema de freios que tem o pistão e mangueiras internas. A ideia é apresentar um cockpit realmente limpo

A Magura utilizou o mesmo sistema de embreagens de motocicletas que tem o seu funcionamento dentro do cilindro do guidão para posicionar o sistema de freio e mangueiras hidráulidas internas escondidas, melhorando a aparência e aerodinâmica da bicicleta – assim como a segurança de nunca ter um galho ou enroscando nas mangueiras de freio.

O novo Magura Cockpit Integration (MCi) é um freio hidráulico totalmente integrado ao guidão. Sem cabos externos, o MCi oferece aos pilotos um cockpit limpo, melhor aerodinâmica e maior proteção para componentes hidráulicos. O MCi faz parte da nova série de integração Magura.

O vídeo apresentado pela empresa deixa bem claro qual é o caminho feito pelas mangueiras hidráulicas do freio.

Depois de produzir com sucesso o freio de aro HSi integrado e os punhos aquecidos HGi, a Magura agora voltou sua atenção para o cockpit.

O resultado do Magura MCi é uma aparência limpa e funcionalidade aprimorada, oferecendo proteção contra colisões e problemas mecânicos.

Pistão de frenagem é posicionado dentro do guidão, assim como embreagens de motocicletas.

Os cabos ocultos reaparecem abaixo da espiga da suspensão da bicicleta. O MCi está disponível com pinças de freio de 2 e 4 pistões.

Ainda ficou um pouco mal explicado qual é o caminho das mangueiras de freio depois que passam pela mesa da bike, visto que existe a necessidade de furar a espiga da suspensão neste ponto.

O MCi é acionado por uma unidade de alavanca presa ao guidão – o único componente visível do novo freio. O sistema é igualmente adequado para mountain bike ou uso urbano, dependendo do guidão e da unidade de haste instalada.

Fácil manutenção e fácil utilização – o Magura Easy Link

O desenvolvimento do Easy Link foi focado em serviços e manutenção fáceis de usar, além de uma integração no guidão. O MCi é o primeiro produto Magura a usar o novo acoplamento de cabo Easy Link.

O novo acoplamento Easy Link é um conector plug-in especial que liga a mangueira que vem do guidão até as mangueiras que seguem para as pinças de freio. Durante um serviço, a unidade do cockpit pode ser facilmente separada do cabo dentro do quadro. A drenagem do freio é realizada por meio da tecnologia Magura Easy Bleed Technology e um parafuso de sangria na extremidade do guidão.

O sistema parece ser muito importante para a utilização dos freios, uma vez que um cabeamento rígido seria um caos para as manutenções convencionais na bicicleta. Resta saber se o Easy Link não vai criar nenhum problema de bolhas ou vazamentos no sistema hidráulico.

A Magura inicialmente apresentará uma bike trail com o MCi como base para essa inovação de produto. A bike trail terá uma versão de produção em série quase pronta com a integração do cockpit, o canote retratil sem fios Magura Vyron eLect, cabos internos e um sistema de marchas sem fios Sram AXS. Esta configuração significa que a bicicleta está totalmente livre de cabos aparentes.