Muhammad Ali decidiu lutar boxe depois que alguém roubou sua bicicleta

Morto há cinco anos, Muhammad Ali (nascido Cassius Clay, mas mudou de nome em 1965 quando se converteu para o islamismo) é um dos maiores ícones da história do esporte e da luta pelos direitos civis. Lenda do boxe e considerado um dos maiores atletas de todos os tempos, muita gente não sabe que toda a história começou quando alguém resolveu roubar a bicicleta de Clay, em 1954.

© Divulgação

Era um dia de tarde no mês de outubro. Clay tinha 12 anos e era dono de uma Schwinn vermelha. Decidiu ir com um amigo pedalando a um evento no Columbia Auditorium. Quando saiu do local, a bicicleta tinha sumido. Alguém disse que dentro do auditório havia um policial. Clay encontrou o oficial Joe Martin, que também era treinador de boxe. Contou o que tinha acontecido e ameaçou bater em quem tivesse levado sua bicicleta. Martin perguntou: “E você sabe lutar?”. O garoto disse: “Não, mas eu vou brigar de qualquer jeito.” Então o treinador sugeriu: “Porque você não aprende a lutar antes de fazer qualquer desafio precipitado?”.

A bicicleta roubada de Ali era do modelo acima (Reprodução).

Martin foi o primeiro treinador de Cassius Clay. Seis semanas depois do começo do treino, Clay participou de sua primeira luta e venceu.

© Divulgação

O ladrão da bicicleta? Nunca foi encontrado. Mas depois desse episódio, a carreira de Muhammad Ali começou, e o fez se tornar o maior pugilista da história.

Fonte