Motor X-Tend

Em um novo momento, em que a Mavic pretende diversificar a sua oferta para além das rodas com que ganhou fama, a empresa francesa está trabalhando no desenvolvimento de um motor para e-bikes que permita ter modelos que baixem a barreira psicológica da 10 quilos em bicicleta de estrada com assistência elétrica.

© Mavic

Números

O sistema todo pesa 3,2 kg, incluindo a unidade de acionamento (1,2 kg), bateria (1,8 kg) e rolamentos do movimento central, sensores e medidor de potência. O motor de 250 W é capaz de fornecer até 390 W de potência de pico e até 50 Nm de torque por curtos períodos.

O X-tend se destaca por seu design extremamente compacto, construído em torno de uma carcaça de movimento central de dimensões convencionais. As suas dimensões reduzidas, não muito maiores do que uma caixa pedaleira normal, permitem construir quadros com poucas alterações de design em relação aos modelos musculados, apenas com algumas modificações na área da caixa pedaleira e os alojamentos necessários para a unidade de controlo, porta de carga e bateria.

Aplicação

Além de seu tamanho e peso muito pequenos, o X-Tend da Mavic apresenta medidores de tensão para medição de potência eficaz e precisa para fornecer a assistência certa a cada momento para a pedalada mais natural possível.

Com o torque limitado que oferece, a X-Tend é voltada para uso em bicicletas de estrada e cascalho, onde se busca um pouco de ajuda e as bicicletas mantêm um comportamento e estética o mais próximo possível das bicicletas convencionais, embora a Mavic também esteja trabalhando em versões de este motor adequado para uso urbano ou mountain bike.

© Mavic

Desempenho

Outro aspecto interessante das características desta nova proposta do Mavic é que ele é totalmente desengatado quando é desligado ou quando a velocidade máxima de 25 km/h é ultrapassada, evitando o atrito que dificultaria a pedalada quando não há assistência.

Quanto ao alcance, a Mavic afirma que com a bateria de 360 ​​Wh escolhida é possível subir 3.000 m de desnível, com possibilidade de montar uma bateria auxiliar que ainda está em desenvolvimento, assim como o resto do motor, o que a marca espera ser comercializado entre 2025 e 2026.

© Mavic

Meta

A Mavic diz que espera atingir um peso de sistema abaixo de 9 kg em pouco tempo. Isso se compara às atuais bicicletas elétricas de estrada, que pesam cerca de 11 kg.

Para contextualizar, Pinarello diz que sua bicicleta Nytro E9 é a mais leve do mercado, pesando 11,4 kg com um sistema de motor TQ.

O sistema de motor X-Tend é direcionado principalmente para os mercados de bicicletas elétricas de estrada e cascalho , embora possa ser adaptado para uso urbano e e-MTB , de acordo com o gerente de produto da Mavic, Maxime Brunand.