Jogos Pan-Americanos 2019: Brasil no pódio do MTB

No domingo, o MTB cross-country brasileiro foi para o pódio nas disputas masculina e feminina nos Jogos Pan-Americanos, que estão acontecendo em Lima.

Jaqueline Mourão, de 43 anos, passou na frente de várias ciclistas mais novas e conseguiu o bronze na competição. Foi a sua primeira medalha em Pan-Americanos. Para Jaqueline, a vitória foi um alívio, já que no último Pan, em 2007, ela terminou em quarto lugar.

“É uma emoção muito grande, porque é a minha primeira medalha em Pans. Em 2007, tentei essa medalha com toda a minha família me assistindo, mas não consegui. Dedico esse bronze à minha avó Aurora, que morreu no ano passado. Sou uma atleta mais velha, mas ainda sinto aquela gana de conquistar medalhas”, disse.

A prova foi vencida pela mexicana Daniela Campuzano com o tempo de 45min01s. Jaqueline chegou 40 segundos depois.

Jaqueline já é bem experiente em competições internacionais, incluindo seis Olimpíadas e quatro Jogos de Inverno.

Mais tarde, na categoria masculina, Henrique Avancini conquistou a prata no cross country, mesmo lidando com um pneu furado.

O mexicano Jose Ulloa Arevalo venceu a prova com 48min23s, e Avancini chegou 3 segundos depois.

“Na terceira volta eu tentei abrir do Ulloa para brigar pelo ouro, mas aí eu furei o pneu. Andei o máximo possível com o pneu furado até trocar, então não tem muito o que falar, isso é coisa desse esporte. Não estou feliz, porque eu queria o ouro, mas o mountain bike é assim”, disse Avancini.

© Jonne Roriz/COB
© Jonne Roriz/COB