A Cycling Industries Europe (CIE) visitou, na semana passada, a Google para iniciar uma busca por soluções de ciclismo. “Vemos essa visita como o início de um programa para apoiar empresas que têm produtos ou inovações no setor de Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS), incluindo tecnologia de ciclismo conectada, ferramentas de dados, aplicativos, serviços digitais ou soluções de inteligência artificial para o ciclismo”, disse o Chefe Executivo da CIE, Kevin Mayne.

“O ciclismo contribui para cidades economicamente vibrantes, menos congestionadas e saudáveis”, acrescenta Mayne. “Apesar disso, tem havido um sucesso limitado em trazer o ciclismo para as iniciativas da União Europeia para Big Data, ITS e Cidades Inteligentes, embora haja muitos inovadores criando produtos e dados em nível local e nacional.”

“Para fazer o trabalho de ciclismo conectado, agora precisamos de um esforço de equipe de fabricantes de bicicletas, empresas de compartilhamento, empresas de serviços e locação, fornecedores de dispositivos digitais, fabricantes de software e aplicações. Precisamos criar uma auditoria abrangente dos serviços digitais em toda a União Europeia, para que possamos realmente compreender a riqueza dos serviços de ITS relacionados com o ciclismo e a sua orientação futura”, comenta.

Mas como é o projeto de bicicletas ITS (BITS)?

“É urgentemente necessária uma transferência modal para o transporte verde, pois o congestionamento, a poluição, o crescimento da população e os problemas de saúde ameaçam a habitabilidade das áreas urbanas da União Europeia”, informou Mayne sobre o projeto. “O ciclismo provou ser uma solução importante para esses desafios. Não apenas como modal separado, mas também como parte do sistema de transporte multimodal. Mais dados de ciclismo são urgentemente necessários para posicionar o ciclo dentro do sistema de transporte multimodal e melhorar o sistema como um todo”.

“As regiões envolvidas no BITS já mostram um alto uso de bicicletas, ou têm a ambição de aumentar o uso de bicicletas, como o Reino Unido e a Alemanha. ITS são ferramentas importantes para alcançar isso, enquanto também produzem os dados de ciclismo desejados. A demonstração de aplicativos ITS e informações de ciclismo permitirão que outros usem esses dados de ciclagem para aplicativos e políticas. A eficácia das soluções de ITS será avaliada, os desafios identificados e os resultados divulgados para outras regiões.”

A CIE divulgou esse projeto recentemente no Velo-City, que está acontecendo em Dublin esse ano.

Fonte da matéria